Cotidiano

Palestra sobre cânceres marcará Novembro Azul em Quatro Pontes

Para marcar o Novembro Azul, mês de conscientização para o diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Secretaria de Saúde de Quatro Pontes promoverá uma palestra gratuita às 19h30 de sexta-feira (09), tendo como palco a Casa da Cultura.

O secretário de Saúde, Marco Antônio Wickert, afirma que o público-alvo não engloba somente homens, mas mulheres. “A palestra será explanada por médicos do Centro de Oncologia Cascavel (Ceonc), que abordarão importantes temas, como câncer de pele, de próstata, de colo de útero e de mama. Na ocasião, também serão distribuídas senhas para a realização do exame de sangue para próstata (P.S.A). Convido a todos para participar. Aproveite esta oportunidade para se informar”, explica.

Wickert comenta ainda que o Novembro Azul é um movimento mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. “O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que serão mais de 68 mil novos casos da doença ainda em 2018. As maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho. Homens a partir dos 50 anos ou 45 se houver casos de câncer de próstata na família devem procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos”, afirma.