Esportes

Os benefícios da bike

A bicicleta tem se tornado um meio alternativo de locomoção ao trabalho. Para a saúde são muitos os benefícios que essa prática esportiva proporciona e diante dos valores abusivos do combustível, é também uma forma de garantir economia.

Esses foram os principais fatores para que a técnica pedagógica, Ivanete da Costa Semim, trocasse o carro pelo transporte de duas rodas.

“Comprei a bicicleta no ano passado e desde então venho com ela ao trabalho. É uma forma de praticar exercício físico e tonificar o corpo já que nos sobra pouco tempo”, diz Ivanete.

O automóvel, segundo ela, sai da garagem apenas para algumas finalidades. “Em dias de chuva e para ir ao mercado, por exemplo”, cita.

Ela ainda não contabilizou em números a economia, mas diz que o bem-estar pela mudança de hábito já vale a pena. “Tinha um gasto muito alto com combustível e agora economizo, além disso, é uma delícia andar de bicicleta”, destaca Ivanete.

Marcos Vinicius de Almeida também tem a bicicleta como companheira de transporte. Por dia são mais de 30 quadras entre ida e volta do trabalho, mas esse trajeto não o desanima.

“É uma forma de praticar exercício físico e percebo que isso me traz disposição e contribui com o meu rendimento no dia a dia de trabalho”, comenta.

Sustentabilidade

Julio Cezar Raizel já compartilha bons exemplos por meio da prática de artes marciais e agora também quer mostrar às pessoas ao redor os benefícios do novo hábito que adotou.

Há três meses ele deixou o carro e segue ao trabalho com a bicicleta. Disposição não falta para o atleta que sugere a mais pessoas ter essa experiência.

“Além de todos os benefícios para a saúde e economia, é uma atividade sustentável, que não prejudica o meio ambiente. Acredito que pelo menos uma vez por semana as pessoas poderiam usar a bicicleta”, comenta Raizel.