Cotidiano

Orquestra Sinfônica do PR retoma concertos presenciais em Cascavel

O concerto tem o apoio do Consulado da Polônia e marca também os 150 anos da imigração polonesa para o Brasil

Orquestra Sinfônica do PR retoma concertos presenciais em Cascavel

 

 

Cascavel – A Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta neste sábado (13), às 19h30h, no Teatro Municipal Sefrin Filho, em Cascavel, integrando a programação do aniversário dos 70 anos do Município. A regência será do maestro convidado Norton Morozowicz e contará com a presença do pianista polonês Wojciech Waleczek. Será a primeira apresentação com público após quase 19 meses de ‘pausa’ por conta da pandemia.

O concerto tem o apoio do Consulado da Polônia e marca também os 150 anos da imigração polonesa para o Brasil. Ele será repetido no dia 17 (quarta-feira), às 20h, no Guairão, em Curitiba, onde os ingressos já estão esgotados.

 

Transmissão ao vivo

Em Cascavel, o espetáculo é direcionado aos artistas, músicos e estudantes de música da cidade. O público geral poderá acompanhar o concerto em casa, com transmissão ao vivo pelo canal da Secretaria de Cultura de Cascavel no YouTube. No programa do concerto estão obras de três compositores poloneses: Stanislaw Moniuszko, Frederic Chopin e Wojciech Kilar. A presença do solista será no Concerto para Piano e Orquestra nº 1, de Chopin. A OSP também apresenta a trilha sonora de três filmes poloneses, escrita por Kilar.

 

 

 

 

Programação do dia do aniversário

Domingo (14), dia do aniversário de Cascavel, estão programados três grandes eventos. O primeiro será o tradicional Almoço dos Pioneiros, no Tuiuti Esporte Clube. Já às 17h, na Rua Duque de Caxias, será cortado e servido um bolo com 70 metros, tradicionalmente oferecido pelo Rotary Club de Cascavel, em parceria com empresários. E às 20h, em frente à Catedral, será lançado oficialmente o Natal da Vida 2021. O prefeito de Cascavel destacou das atividades com a presença do público e alertou: “Precisamos comemorar os 70 anos, mas a pandemia ainda não acabou. É necessário manter o distanciamento social e não exagerar”.

 

 

Natal da Vida 2021 começa neste domingo

 

Também no dia do aniversário de Cascavel, acontece a chegada do Papai Noel, marcando a abertura oficial do Natal da Vida Cascavel 2021, a partir das 20h, em frente à Catedral. As atrações culturais, no entanto, começam bem antes. A organização do evento e a Secretaria de Cultura e Esportes prepararam apresentações já a partir das 18h quando a Banda Sinfônica Connection Cascavel faz uma apresentação no local. Às 19h, será a vez do Coral Municipal de Cascavel e o Grupo Opus, com participação de Karol Schmidt.

A contagem regressiva para chegada do Papai Noel será com projeção de imagens natalinas no prédio do Copas Verdes Hotel, junto com DJ Victor Einstein, com show de luzes. Após a abertura oficial, haverá sequência das atividades com música eletrônica e os tradicionais atendimentos na Casinha do Papai Noel.