Cotidiano

Oposição venezuelana consegue validar assinaturas para avançar revogatório

201607271518326002_AP.jpg CARACAS ? O órgão eleitoral venezuelano declarou nesta segunda-feira que a oposição coletou com sucesso as 200 mil assinaturas necessárias ao avanço do processo revogatório contra Nicolás Maduro. Mas, apesar da validação pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), o início da segunda fase da campanha em favor da consulta, que poderia levar à saída do presidente do poder, ainda não tem data marcada. O processo deverá passar por uma investigação judicial sobre as alegações de fraude eleitoral.

A presidente do CNE, Tibisay Lucena, anunciou que foram validadas 407.622 assinaturas ? o dobro da quantidade exigida pelo órgão eleitoral.

? Os vinte e quatro estados cumpriram o requisito de 1% de validação de manifestações de vontade ? disse Lucena.

Agora, a coalizão opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD) deverá recoletar as firmas de 20% do eleitorado para efetivamente ativar o referendo.

No entanto, o processo ainda continua permeado de incertezas. A chefe do CNE pediu uma investigação judicial para examinar as alegações de que houve fraude na identificação dos eleitores que assinaram em favor do referendo.