Cascavel – O Depen (Departamento Penitenciário do Paraná) lançou nessa sexta-feira (3) a Operação Ordem e Progresso, com o objetivo de reforçar a segurança de cadeias públicas e penitenciárias por meio de revistas gerais durante o feriado prolongado.

Até o dia 7 de setembro, forças de segurança atuarão de forma integrada na busca de materiais ilícitos e na análise das estruturas físicas. “Esse é um trabalho integrado de todas as forças de segurança, que ocorrerá de forma ordenada em todo o Paraná com o objetivo de oferecer mais segurança ao sistema prisional, como também à população de forma geral”, afirmou o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares.

A operação foi planejada para ocorrer de forma simultânea em todo o Estado e conta com a participação do SOE (Setor de Operações Especiais) do Depen, agentes penitenciários, guardas prisionais, agência de inteligência, guardas municipais, além das Polícias Civil e Militar.

“Estamos com nosso efetivo preparado para atuar de forma preventiva em todo o sistema prisional. Nossa intenção é evitar fugas ou qualquer outro evento de crise durante o recesso e, ainda, inibir a entrada de materiais ilícitos em nossas unidades”, explicou o diretor-geral do Depen, Francisco Caricati.