Opinião

O herói vive e prospera na posição correta  

Existe uma ordem superior que designa a cada um o seu lugar, que o designa de forma criativa

O herói vive e prospera na posição correta   

Ao longo do tempo, venho atendendo diversas pessoas e grupos que ocupam muitas variações de posições nas empresas e ou em seus grupos de convívio.

 

O lugar certo é pré-determinado. Não podemos escolhê-lo ou conquistá-lo. Não podemos cedê-lo nem perdê-lo. Percebo nas histórias empresariais e familiares nas sessões de Bioliderança®.

 

Existe uma ordem superior que designa a cada um o seu lugar, que o designa de forma criativa. É apenas nesse lugar que todos e cada um de nós ficamos em sintonia com esse poder instituidor de ordem.

No nível das empresas, o qual gosto muito de atuar, são feitas violações contra a hierarquia de diversas maneiras, com consequências profundas para seu sucesso.

 

Em empresas familiares, que compõem grande parte desse segmento no Brasil, acontecem violações cruciais, como quando vários irmãos assumem a empresa de seus pais. Nesse caso, obrigatoriamente a ordem dos irmãos deve prevalecer, ou seja, o primeiro filho, seja ele homem ou mulher, assume a primeira posição e, assim, o papel de líder. Os demais filhos o seguem de acordo com a ordem dos irmãos.

 

A hierarquia é uma ordem fundamental da vida em todas as áreas. As consequências de seu cumprimento ou violação se tornam mais claras para nós nas empresas, no sucesso e nas ameaças associados a elas. Em especial, a hierarquia se manifesta como uma ordem fundamental da vida. Se assim desejarmos, como uma lei divina inviolável, que decide com relação à vida e à morte.

 

Imagine um tronco de uma árvore, claramente robusta, forte, imponente para enfrentar as quatro estações. A hierarquia é o tronco de uma empresa e de uma família. O antes e o depois, o grande e o pequeno possuem importância e lugar certo.

 

Todas as áreas de nossa vida derivam de um conhecimento e respeito das hierarquias. Quando utilizamos de críticas, exigências, dó, rebaixamentos, julgamentos e afastamentos dos que vieram antes, seja na empresa ou em casa, desperdiçamos a força, a ordem.

Quando violamos essa ordem, podemos matar o herói, dando espaço ao seu fracasso e à sua ruína, bem como a de todos que ele leva nas costas, seja empresa ou família.

 

O que nos protege? O lugar certo. Ele nos torna seguros e fortes, bem como unidos com o sucesso.

Se algo na empresa ou na família está dando muito errado, tente olhar além do aparente e perceba se você está no lugar certo. Pode ser que, com um pequeno movimento, sem se excluir, resolva muita coisa.

 

Você tem o desejo de ser o herói? Tudo bem, vá em frente! Peça permissão! Tenha certeza da sua posição e vá em frente!

 

Siga minha página no Instagram @jggazola