Policial

Nucria terá força-tarefa para acelerar conclusão inquéritos

Curitiba – O Nucria (Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes) de Curitiba montará uma força-tarefa para zerar o número de inquéritos policiais antigos na unidade que investiga violação de direitos de crianças e adolescentes, como crime sexual ou violência doméstica. A iniciativa terá o suporte da promotoria da Vara de Infrações Penais contra Crianças, Infância e Juventude.

A ação foi definida em reunião da governadora em exercício Cida Borghetti com o delegado-geral da Polícia Civil, Julio Reis, a promotora do Ministério Público Tarsila Teixeira; a chefe da divisão de Polícia Especializada, Maritza Haisi, e a delegada Monica Meister, do Nucria.

Segundo a governadora em exercício, a iniciativa é um projeto-piloto que pode ser levado para outras cidades.“Um trabalho em conjunto para proteger as nossas crianças. Precisamos tratar como questão prioritária e dar celeridade aos processos antigos para aumentar a eficiência do trabalho das nossas forças policiais”, disse Cida.

Levantamentos apontam que há cerca de 2 mil inquéritos antigos em trâmite no Nucria em Curitiba. A delegada Maritza Maira Haisi apresentou um plano de trabalho para zerar os inquéritos em 12 meses.