Cotidiano

Novas áreas de lazer e esporte nos bairros de Foz são aprovadas pelos moradores

Investimentos em espaços como campos de futebol e praças, feitos pela Prefeitura, dão cara nova aos bairros e incentivam a prática esportiva

Novas áreas de lazer e esporte nos bairros de Foz são aprovadas pelos moradores

A nova Praça do Jardim Nacional se tornou o local preferido para Saionara Ferreira passar as manhãs com o filho. Mesmo durante os dias mais frios, ela faz questão de ir até o local para brincar com o pequeno e aproveitar o espaço, que já ganhou um campo de futebol comum e com gramado sintético, academia da terceira idade e em breve receberá também um playground.

“Um espaço como esse dentro do bairro é muito importante para nós. Além de vir brincar com o meu filho, também faço ginástica e aproveito tudo o que posso. É um local seguro, bem arborizado, espaçoso e completo”, disse a moradora.

O local é apenas um exemplo da série de investimentos da Secretaria Municipal do Esporte e Lazer em áreas esportivas e praças públicas de Foz do Iguaçu. Os espaços de lazer para a comunidade incluem campos de futebol, quadra de areia ou praças completas.

“Criar esses espaços nos bairros é fundamental para a valorização de todas as regiões da cidade e para que as pessoas não precisem fazer grandes deslocamentos para praticar atividades físicas ou para o lazer, o que incentiva essas atitudes que são fundamentais para a qualidade de vida da população”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro.

“O esporte está ligado com a saúde. Investir em espaços para a população fazer exercícios é essencial para a qualidade de vida dos moradores, que podem aproveitar de forma gratuita os locais planejados para atender diversas demandas”, disse o secretário Antonio Sapia.

Espaços padronizados

Os espaços foram construídos ou reformados para atender aos padrões necessários de uso, como campos com traves, alambrados, arquibancadas, bancos de reservas e praças com mesas para jogos, academias ao ar livre e playground.

No bairro Cidade Nova, o campo de futebol está na fase final e deve ser entregue em poucas semanas. Segundo Edinaldo dos Santos, presidente da Associação dos Moradores, a conquista representa um novo capítulo para o bairro.

“Quando vemos um espaço assim já começamos a pensar em como utilizá-lo da melhor forma possível, criando projetos, campanhas e trabalhos que envolvam a comunidade para esse bem comum. A região fica muito valorizada e todos ganham”, celebrou.

Integração

A menos de 500 metros do campo da Cidade Nova está a Praça do Jardim Almada, outro espaço amplo que já recebe os moradores para aproveitar toda a estrutura padrão.

A conquista foi celebrada pelo morador José Ferreira, principalmente por conta dos jovens do bairro. “Lugar de jovem não é a rua, eles precisam estar em atividades com outros jovens e ocupar a cabeça com diversões nos lugares onde moram. Isso vai nos ajudar muito”, disse.

Essa proximidade entre os espaços faz parte do planejamento da secretaria, conta Sapia. A intenção é integrar espaços e garantir que todas as regiões sejam contempladas.

“Quem anda pelos bairros já consegue encontrar academias, campos e praças espalhadas, tanto as que já estão finalizadas como as que ainda estão em construção. Era isso o que queríamos, uma cidade conhecida também pelo esporte e pela boa vida da população”.

Cobertura de toda a cidade

Entre outros destaques de espaços esportivos finalizados ou em fase de construção pela administração municipal está o playground recém-inaugurado no Conjunto Libra, bem como a academia da terceira idade e os equipamentos para a prática de calistenia instalados no bosque do bairro; campo sintético na Vila Borges; construção de uma nova praça no Jardim Dona Leila; reforma das quadras poliesportivas do Morumbi; e campo de futebol com alambrados e arquibancadas no Morumbi 3.