Cotidiano

Nova unidade de centro de assistência social é entregue

Objetivo é oferecer serviços de proteção social a indivíduos em situação de risco

Palotina – Já está em funcionamento a nova sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Palotina. A edificação com 154 metros quadrados foi executada com recursos do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, provenientes da campanha de incentivo fiscal – imposto de renda no valor de R$ 50 mil e recursos do próprio município, na ordem de R$ 150 mil, além de investimentos com os equipamentos necessários para o funcionamento.

O Creas é uma unidade pública que opera com a finalidade de oferecer serviços de proteção social especial de média complexidade para atendimento de famílias e indivíduos em situação de risco e com direitos violados.

Em Palotina são ofertados dois serviços de média complexidade: Serviço de Proteção Social a Adolescentes em medida socioeducativa de prestação de serviço à comunidade ou liberdade assistida e o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado à Família e Indivíduos.

Modelo

De acordo com o prefeito Jucenir Stentzler, a finalidade é garantir orientação e acompanhamento às famílias com um ou mais de seus membros em situação de ameaça ou violação dos direitos, podendo ser caracterizado como: violência física, psicológica e/ou negligência; violência sexual: abuso e/ou exploração sexual; situação de rua e mendicância; abandono; vivência de trabalho infantil e discriminação em decorrência da orientação sexual ou raça.