COTIDIANO

Nova tarifa no transporte coletivo urbano passa a vigorar amanhã (1)

31 de maio de 2022 às 16:31
Publicidade

Em atendimento ao Decreto Municipal 16.841/2022, publicado no Órgão Oficial no dia 21 de maio, a partir desta quarta-feira (1) passa a vigorar em Cascavel a nova tarifa de R$ 4,50 no transporte coletivo urbano. Os créditos que constam nos cartões e que foram adquiridos antes do reajuste poderão ser usados pelo valor de R$ 4,10 durante o prazo de 30 dias a contar do início da vigência da nova tarifa.

A revisão do valor levou em consideração os constantes aumentos do óleo diesel, que somente de janeiro a maio deste ano teve elevação de quase 30%; o reajuste salarial dos trabalhadores das empresas concessionárias, que pleiteiam a aplicação do INPC, o qual fechou o período em 12,47% e a ampliação de outros benefícios como a cesta básica, bem como aumento dos demais itens que compõem a planilha de custo do transporte.

Como o último reajuste da tarifa em Cascavel ocorreu em março de 2020, e desde então a tarifa não vem sendo mais suficiente para arcar com os custos do sistema, foi necessário a revisão tarifária que passa a contar com o benefício da  Lei 7370, aprovada em maio de 2022, a qual autoriza a concessão de subsídio por parte do Município.

Com o subsídio, o Município arcará com a diferença entre a tarifa técnica e a tarifa pública que será efetivamente paga pelos usuários do sistema, instituindo uma nova política pública municipal de transporte coletivo em consonância com os objetivos e as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana.

Fonte: Assessoria 

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE