Agronegócio

Normas sanitárias de produtos artesanais

O Município de Santa Helena terá a oficina Normas Sanitárias Aplicadas à Lei de Produtos Artesanais para Alimentos de Origem Animal, identificada como Lei 13.680/18. O evento será dia 18 de janeiro, no Centro Social do Idoso, das 8h às 16h30, e está aberto à participação de produtores de toda a região oeste.

Pela Lei 13.680, fica permitida a comercialização interestadual de produtos alimentícios produzidos de forma artesanal, com características e métodos tradicionais ou regionais próprios, empregadas boas práticas agropecuárias e de fabricação, desde que submetidos à fiscalização de órgãos de saúde pública dos estados.

O produto artesanal será identificado, em todo o território nacional, por selo único com a indicação “Arte”. O registro do estabelecimento e do produto, a classificação, o controle, a inspeção e a fiscalização, no que se refere aos aspectos higiênico-sanitários e de qualidade, serão executados em conformidade com as normas e prescrições estabelecidas em lei e em seu regulamento.

Objetivos

Por tal motivo há a necessidade da realização da oficina com produtores e setores técnicos. Dentre os objetivos, segundo os promotores, está, criar parâmetros claros e objetivos para conceituar o que são produtos artesanais; refletir sobre as responsabilidades e competências entre os órgãos de regulação e levantar as especificidades que garantam aos produtores familiares serem público-alvo da legislação.

A ficha de inscrição, assim como outros detalhes a respeito da oficina podem ser obtidos pelos telefones (45) 3268-8200, (45) 3268-2020 e (45) 3268-3258.


Show Rural

A 31ª edição do Show Rural Coopavel vai ser realizada de 4 a 8 de fevereiro de 2019. Serão 520 expositores e público esperado de 250 mil pessoas. A movimentação financeira, segundo os organizadores, deverá ficar entre R$ 1,5 bilhão e R$ 2 bilhões. O acesso ao parque tecnológico da Coopavel é gratuito, diariamente das 8h às 18h.

Hackathon

O Show Rural Digital vai ser uma das atrações do Show Rural. E uma das atividades mais aguardadas é o hackathon, organizado com a colaboração do Acic Labs, aceleradora de tecnologia da Associação Comercial e Industrial de Cascavel. Inscreva-se no www.showrural.com.br/digital/.