Esportes

Na briga pelo título dos Japs

Pela primeira vez na Divisão A da 61ª edição dos Japs (Jogos Abertos do Paraná), que estão sendo realizada desde sexta-feira em Londrina, a Comissão Central Organizadora divulgou, ontem, a parcial da pontuação entre municípios. Cascavel está na terceira posição, com 225 pontos, atrás de Maringá (247) e Curitiba (275).

Grande parte da pontuação cascavelense foi graças às equipes de bolão, que faturaram o título tanto no feminino quanto no masculino, somando 21 pontos cada para a somatória geral. Outra equipe que ficou com o troféu de ouro da modalidade foi o judô feminino. Já o taekwondo conquistou o troféu de prata (18 pontos) tanto entre as mulheres quanto entre os homens. No caratê feminino e no vôlei de praia masculino, as equipes cascavelenses ficaram em terceiro lugar (16 pontos), repetindo os feitos da natação feminina e do rúgbi masculino, durante o fim de semana.

As demais equipes da cidade nessas modalidades também ajudaram na pontuação, com o caratê masculino em sexto (11 pontos), o judô masculino em sétimo (10 pontos) e a bocha em oitavo (9 pontos). Outra modalidade já encerrada é o atletismo, na qual Cascavel terminou em sexto lugar nos dois naipes.

Programação

Nesta terça-feira serão conhecidos os campeões do tênis, na qual não há representatividade cascavelense. Hoje também terão início as modalidades coletivas. Cascavel terá compromissos no basquete feminino (154h5 contra Ponta Grossa) e no futsal masculino (21h contra Maringá), ao passo que o handebol terá estreias amanhã (masculino) e quinta-feira (feminino). Amanhã também serão conhecidos os campeões no xadrez e no tênis de mesa.

Bolão de ouro

As equipes de bolão de Cascavel, campeãs nos Japs, foram comandadas pelo técnico Hilário José Kroth. No feminino, as medalhistas de ouro foram: Cremilde Franco da Silva Schelbauer, Elena Maria Bersch, Elisete dos Santos Graupner, Gabriela Cristina Galvão Kovalchuk, Irailde Salete Kunen, Jéssica Aparecida Ksiovkeswicz, Katheryne Graupner, Loemi Matte Grosklass, Márcia Bernadett Turmina Chiesa, Salete Simão, Sueli Valério Brustolin e Terezinha Heck. No masculino, voltaram com a medalha de ouro no peito: Alexandre Grossklas, Amauri de Jesus Castanha, Anderson Ricardo Hoffmann, Edilson Malavski, Ereneu Paulo Anschau, Fábio Francis Campigotto, Ingo Grossklas, Márcio Carlos Olinquievicz, Maurício Scapini, Pedro Toaldo, Raul Goldoni e Valdecir Leandro da Silveira.

Judô campeão

No judô, a equipe feminina comandada por Washington Donomai (foto, ao centro), foi campeã da modalidade graças ao desempenho das atletas: Juliana Beatriz Custodio Kachens, Ana Carolina Ferreira Perin, Mirelly Thaisa da Silva Santos, Letícia Naomi Vendrame Sakiyama, Sílvia Rubia Andrade, Eduarda Souza Darmieli Silva, Amanda Pádua Coelho Batista, Mayara Kaori Oishi e Tatiana dos Santos Vieira Xisto Robertin.

Vôlei de praia

No vôlei de praia masculino Cascavel também se vez valer do regulamento para formar parcerias fortes, e acabou com o troféu de terceiro lugar na modalidade. Destaque para o reforço de Arthur Lanci, de Paranavaí, e que na semana passada foi campeão da etapa de Palmas (TO) do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia ao derrotar na final a dupla do campeão mundial e olímpico Alisson. Nos Japs ele atuou ao lado do maringaense Felipe Queiroz, com o cascavelense Igor Mateus Eugênio da Silva na equipe. Na foto, Arthur (à esq.), Derli Stein (ao centro – chefe da delegação de Cascavel) e Rogério Alves de Oliveira (à direita – chefe do Escritório Regional do Esporte e do Turismo de Cascavel).