Cotidiano

Musgos produziram oxigênio que possibilitou a vida animal, diz estudo

20160815-175131.jpgTudo começou com o musgo. A constatação é de um estudo publicado nesta segunda-feira no periódico científico “Proceedings of the National Academy of Sciences”. De acordo com a pesquisa, graças à planta houve quantidade de oxigênio suficiente para permitir que os animais e seres humanos prosperassem na Terra. vida

Há 470 milhões de anos o musgo começou a se proliferar na superfície proporcionando ao planeta sua primeira fonte de oxigênio estável e permitindo o desenvolvimento de formas de vida inteligente.

– É emocionante pensar que sem a evolução do modesto musgo nenhum de nós estaríamos aqui hoje- afirmou Tim Lenton, um dos autores do estudo e professor da Universidade de Exeter, na Inglaterra- Nosso estudo sugere que as primeiras plantas terrestres foram surpreendentemente produtivas e geraram um aumento importante na quantidade de oxigênio na atmosfera.

O oxigênio apareceu pela primeira vez na atmosfera da Terra há 2.400 milhões de anos, durante o que se conhece como a “Grande oxidação”, mas o oxigênio não havia alcançado seus níveis atuais até pelo menos 400 milhões de anos atrás.

Alguns cientistas desenvolveram a teoria de que os bosques foram os responsáveis por incrementar os níveis de oxigênio, mas os autores do estudo discordam. A partir de simulações feitas no computador, os pesquisadores recriaram o passado e calcularam que os líquens e os musgos podiam ter gerado cerca de 30% do oxigênio na Terra há cerca de 445 milhões de anos.

O aumento nos níveis de oxigênio “permitiu que evoluísse uma extensa, móvel e inteligente vida animal, incluindo a vida humana”, afirmou o estudo.