Cotidiano

Muito além de uma boa fachada

Se você que faz suas compras na área central de Cascavel tem notado que o ambiente está cada vez mais acessível, agradável e bonito, isso não é por acaso. O projeto de revitalização do centro comercial está em andamento justamente para isso e, além de beneficiar empresários e a economia local, garantir que o processo de compra do consumidor ocorra de forma agradável desde o estacionamento até o pagamento.

Ainda em 2017, quando o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Fecomércio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná) começaram a discutir a revitalização do comércio no Centro, poucos entediam o âmbito que ela tomaria.

De acordo com a gestora do projeto no Sebrae, Danieli Doneda, ao se falar em revitalização as pessoas imaginam uma transformação da parte visível da empresa, mas a ideia vai muito mais além “Temos um grupo de 30 empresas participando do projeto. Nessas empresas o Sebrae e a Fecomércio trabalham da porta para dentro, que seria a reestruturação da gestão, da economia e da capacitação. Também ensinamos como ser uma empresa sustentável e cuidamos para que elas gerem emprego e renda”.

Flávia Verlang é proprietária de uma loja de roupas femininas e participa do projeto desde o início. Ela diz não tem dúvida quanto aos benefícios que sua loja vem experimentando com o projeto. “Foi muito positivo, pois o Sebrae oferece toda uma consultoria por um valor que não encontraria em outro lugar, isso está evoluindo todas as áreas do meu negócio e consigo enxergar um futuro saudável e promissor para a loja com tudo o que venho aprendendo”.

 

Referência

Como a imagem é fator importante para o sucesso de qualquer negócio, o projeto de revitalização do centro comercial de Cascavel também inclui atenção a ela. Dessa parte cuidam outras 18 entidades que formam o grupo conhecido como governança. “A governança cuida de tudo o que envolve a parte física. O ambiente interno e externo, arborismo, estacionamento e segurança para que o centro seja uma referência não só de comércio, mas também de lazer”, explica Danieli Doneda, gestora do projeto no Sebrae.

Segundo ela, a ideia é fazer com que o centro comercial de Cascavel se torne referência em toda a região como um lugar seguro e organizado para comprar e também agradável para que as pessoas levem a família e passem bons momentos.

Centro

A Revitalização do Centro Comercial de Cascavel compreende o quadrado da região do centrão: da Rua Sete de Setembro até a Rua Antônio Alves Maçaneiro, entre as Ruas Paraná e Grande do Sul.

De acordo com a gestora do projeto no Sebrae, Danieli Doneda, a ideia de revitalização contagia até mesmo empresas que não participam da iniciativa. “Ao todo, 30 empresas participam do projeto, mas aos poucos vamos mudando a cultura do empresário cascavelense. E a revitalização do ambiente físico e da ‘cara’ da loja é apenas uma consequência desse processo de amadurecimento da empresa. Percebemos que quando um faz uma melhoria já influencia o vizinho que quer melhorar também. Com isso, todos ganham. As lojas, os clientes e a cidade”.