Cotidiano

Movimento quer reduzir os salários de vereadores em Cascavel

Ex-vereadora promete liderar movimento em favor da criação de projeto popular

Cascavel – Os salários dos vereadores têm sido um tema bastante polêmico nos quatro cantos do país. O assunto voltou a ganhar destaque na internet via redes sociais, como Facebook, com a decisão da Câmara de Vereadores de Santo Antônio da Platina, região Norte do Estado, que reduziu os subsídios para a próxima legislatura (2017-2020).

Em Cascavel, a ex-vereadora Marlise da Cruz (PV) promete liderar um movimento em favor da criação de um projeto popular propondo a redução dos salários dos vereadores.

“A população de Cascavel deveria fazer o mesmo que fizeram os cidadãos de Santo Antônio da Platina. Eles exigiram a redução dos salários dos vereadores e, pressionados, tiveram que aprovar a medida”, observou Marlise. Na semana passada, a ex-vereadora lançou um desafio em seu Facebook.

Ela se propôs a liderar um movimento na cidade em favor da redução dos salários dos parlamentares caso a ideia atingisse 500 curtidas. A resposta foi imediata. Até ontem à tarde, a página pessoal recebeu 550 curtidas e 93 compartilhamentos, além de dezenas de comentários.

A maioria deles em apoio a iniciativa e outros mais críticos em relação à atuação parlamentar dos 21 representantes da atual legislatura. Marlise, que foi candidata a vice-prefeita na eleição passada na chapa de Jorge Lange (PSD), lembrou que exerceu dois mandatos no Legislativo Municipal sem receber subsídio.

“Vereador não tinha salário. Foi só no meu terceiro mandato, quando a Câmara começou a pagar. Eu doava, pergunte ao Dr. Salazar que foi prefeito, pois quem recebia era a mulher dele dona Idalina, para construir o Caom”, explicou. 

Um projeto popular não está descartado, uma vez que a Lei Orgânica do Município prevê tal iniciativa. A consulta popular necessita de 5% do eleitorado atual no Município, o que significa cerca de 10,5 mil eleitores. A lei prevê ainda a apresentação dos respectivos títulos de eleitores.

(Com informações de Miguel Portela)