Cotidiano

Movimento intenso garante melhor Natal dos últimos anos

Toledo – O atendimento estendido no comércio no fim de semana e ontem até o fim da tarde no varejo, na maioria das cidades da região, e os supermercados lotados até o início da noite prometem garantir o melhor Natal dos últimos anos em toda a região oeste do Paraná. Essa condição promete se consagrar após três anos com mais lembrancinhas do que os presentes grandiosos. “Ao que temos percebido, este não foi um Natal das lembrancinhas, o otimismo dos consumidores estava maior e o movimento foi diferente. Como há muito não víamos em Toledo, principalmente durante a noite”, conta a diretora de Comércio da Acit (Associação Comercial e Industrial de Toledo), Francielle Rizzadori de Souza.

Em Cascavel, a vendedora Dulce de Almeida esperava a loja de calçados abrir antes das 9h de ontem. Isso porque ela trabalha no comércio, teve uma rotina sem descanso nas últimas semanas e não tinha mais como adiar as compras dos presentes de Natal para sua família. “Minha mãe queria uma sandália e meu sobrinho um tênis. O bom é que vou encontrar tudo no mesmo lugar”, brincou.

O movimento no comércio varejista e nos supermercados ontem foi típico de uma data que antecede o principal momento para as vendas. Nos supermercados de Cascavel, por exemplo, o dia começou com movimento intenso. “Como muita gente não sabia que abriria às 8h, ele [o movimento] começou a se intensificar a partir das 9h”, conta o gerente de uma das principais lojas, Dario Pereira.

Com vendas 5% maiores que no Natal passado, na unidade que Dario gerencia os produtos típicos desta época já estavam no fim. “O movimento foi muito intenso com loja cheia nos últimos dias. A procura por estes produtos foi grande e as pessoas estão levando desde o arroz para a ceia até as aves, bebidas”.

Os mercados ficaram abertos ontem até a noite. Neste dia 25, Natal, as portas ficam fechadas, a exemplo do comércio varejista, que ficou lotado nas últimas semanas e descansa feliz hoje.

Segundo o presidente do Sindilojas (Sindicato dos Lojistas e do Comercio Varejista de Cascavel e Região Oeste do Paraná), Leopoldo Furlan, a expectativa é de que as vendas tenham crescido até 10% em relação ao ano passado, o que significa o melhor Natal dos últimos sete anos.