Cotidiano

Morre Roberto Wypych, pioneiro e ex- senador por Cascavel

Wypych foi pioneiro de Cascavel, teve destacada atuação no ramo cooperativista, liderou várias entidades e foi o único senador que a cidade já teve

Morre Roberto Wypych, pioneiro e ex- senador por Cascavel

Faleceu nesta quarta-feira (19), aos 92 anos, Roberto Wypych, de causas naturais, em Anápolis (GO). Wypych foi pioneiro de Cascavel, teve destacada atuação no ramo cooperativista, liderou várias entidades e foi o único senador que a cidade já teve. O corpo será sepultado em Anápolis, onde ele vivia.

Roberto Wypych nasceu em Cruz Machado (PR) e chegou a Cascavel em 1964. Presidiu a Coopavel e a Cotriguaçu, no período em que a central construiu em Paranaguá o terminal portuário que atende até hoje as cooperativas do Paraná. Também foi presidente do Rotary.

Foi eleito deputado estadual em 1967 e depois escolhido suplente do senador Afonso Camargo, a quem substituiu no Senado entre 1985 e 1986, quando Afonso foi ministro dos Transportes do Governo José Sarney. Em 1982, disputou a Prefeitura de Cascavel.

Em 2011, Roberto Wypych recebeu o título de Cidadão Honorário do Município por proposição do então vereador Nelsinho Padovani.