Cotidiano

Morre Juan Gabriel, astro da música popular mexicana

201608281928335713_AP.jpg

RIO ? Morreu neste domingo, em Los Angeles, o cantor, compositor, ator e produtor mexicano Juan Gabriel, aos 66 anos, vítima de um ataque do coração. O músico estava no meio da turnê internacional “Méxxico es todo”, programada para rodar por 22 cidades. O enfarte ocorreu quando o artista se dirigia para o aeroporto rumo a El Paso, no Texas, próxima parada da agenda.

Alberto Aguilera Valadez nasceu em 1950, na cidade de Parácuaro, no sudoeste do México. Conhecido como “El divo de Juaréz”, em 45 anos de carreira, Juan Gabriel colecionou sucessos passeando por gêneros como pop, bolero, balada rancheira, rumba, salsa e até country. ‘Querida’, de Juan Gabriel

Mais popular cantor do México nos últimos 50 anos, Juan Gabriel vendeu cerca de 100 milhões de discos. Suas mais de 1500 canções foram traduzidas e cantadas em dezenas de idiomas. Em 2009, o músico recebeu o prêmio de artista do ano na cerimônica do Grammy Latino, em Los Angeles, onde possui uma estrela na Calçada da Fama.

Em 1990, Juan Gabriel se tornou o primeiro artista popular a se apresentar no Palácio de Belas Arte da Cidade do México, local tradicional pelos concertos de música clássica. Em sua conta oficial no Twitter, Enrique Peña Nieto, lamentou a morte do astro: “Lamento a morte de Juan Gabriel, um dos maiores ícones musicais de nosso país. Minhas condolências a seus familiares e amigos”, postou.

Tuíte Enrique Peña Nieto