Cotidiano

Meio milhão de pessoas reduz conta de celular vendo propagandas

RIO – Uma startup australiana está conquistando adeptos com uma proposta para os usuários de celulares: assista a nossos anúncios e reduziremos sua conta de telefone. Chamada Unlockd, a empresa atingiu meio milhão de clientes por meio de acordos fechados neste ano com duas operadoras para oferecer descontos nas tarifas aos usuários que concordarem em ver anúncios ao desbloquear a tela de seu aparelho.

Nos EUA, a Boost Mobile, uma marca da Sprint, dá aos clientes com telefones Android um crédito de US$ 5 em planos pré-pagos que custam US$ 30 a US$ 60 por mês.

A Unlockd também opera no Reino Unido por meio de um acordo com a Tesco Mobile e planeja expandir-se para mais cinco países até outubro e outros oito até o fim do ano. A empresa captou mais de US$ 20 milhões com investidores, entre eles dois pesos-pesados: Sol Trujillo, ex-CEO da empresa de telefonia Telstra, com sede em Melbourne, e Lachlan Murdoch, um dos presidentes do conselho da 21st Century Fox. A startup busca captar até US$ 40 milhões a mais neste ano, disse o CEO Matt Berriman.

? Os consumidores buscam formas de conseguir o que querem, os vendedores buscam formas de chegar aos consumidores, e tudo isso é possibilitado por celulares e pela largura de banda ? disse Trujillo, em entrevista. ? As operadoras buscam novas fontes de receita. Existe um grande triângulo aqui, em que elas podem gerar novas receitas com serviços que seus clientes optam por aceitar ou não.

MERCADO AQUECIDO

A Unlockd entra em um grupo crescente de empresas ? como Facebook, Amazon.com e Pandora Media ? que mira o mercado de publicidade móvel, que deverá mais que dobrar para US$ 65,5 bilhões em 2019, segundo a empresa de pesquisa eMarketer.

As iniciativas surgem após anos de tentativas de startups e empresas como a Virgin Mobile de oferecer um serviço de telefonia celular subsidiado por publicidades, muitas delas abortadas. Os defensores dizem que aquelas empresas estavam à frente de seu tempo e que agora os consumidores estão mais receptivos a ver propagandas em seus telefones.

A Unlockd está trabalhando com mais de 300 anunciantes em todo o mundo, como Starbucks, McDonald?s, MTV (que pertence à Viacom), Lyft e News Corp., disse ele.

? Assim como com qualquer bom produto móvel, o mais importante é o momento, e eu acho que o momento é muito bom ? disse Doug Robinson, CEO da Fresh Digital Group. Entre os clientes de sua agência estão Macy?s, ESPN (da Walt Disney) e Ford Motor. No início do ano, ele usou a Unlockd para uma campanha de serviços públicos para a ONG Partnership for Drug-Free Kids.

? Identificar com precisão esse público na TV ou no rádio é quase impossível ? disse Robinson. ? Sabemos exatamente quem estamos alcançando.