Cotidiano

Mais dois municípios decretam estado de emergência por conta das chuvas

Manfrinópolis e Marquinho engrossam a lista de cidades em situação de emergência

Sudoeste – Mais duas cidades decretaram situação de emergência no sudoeste do Paraná. Trata-se dos municípios de Manfrinópolis e Marquinho, conforme consta do último boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado, neste sábado (18). Ao todo, 30 cidades decretaram situação de emergência por causa da chuva que cai no estado desde dia 10 de julho.

Segundo o levantamento, 50.066 pessoas foram atingidas em 63 municípios. A chuva no estado deixou 37 pessoas ficaram feridas e um rapaz morreu em Araruna, no noroeste do estado, ao tentar atravessar um córrego que corta a propriedade da família.

Conforme o levantamento da Defesa Civil Estadual, 630 pessoas ficaram desalojadas. Dessas, 429 permanecem fora de casa. Outras 114 estão em abrigos públicos.

Desde que a chuva começou, 4.645 casas foram danificadas e 38 totalmente destruídas, pelo menos 12 dessas residências ficam no sudoeste do Paraná. A região foi atingida por um tornado noite de segunda-feira (13). De acordo com a Somar Meteorologia, os ventos chegaram a 115 km/h.

A chuva parou no estado neste sábado, mas segundo o Sistema Tecnológico Simepar, deve voltar a chover no Paraná na próxima semana.

Os municípios que decretaram situação de emergência são: Alto Paríso, Ampére, Araruna, Barracão, Bom Jesus do Sul, Campo Mourão, Congonhinhas, Floresta, Francisco Beltrão, Indianópolis, Janiópolis, Marialva, Mariópolis, Matelândia, Mauá da Serra, Nova Londrina, Pranchita, Roncador, Rondon, Santo Antônio do Sudoeste, Siqueira Campos, Sarandi, Teixeira Soares, Terra Rica, Umuarama, Iporã, Querência do Norte, Loanda, Manfrinópolis e Marquinho.

(Com informações do G1)