Saúde

Mais de 98 mil cascavelenses ainda precisam se vacinar contra a gripe

Meta é imunizar mais de 127 mil pessoas, mas 29.168 doses foram aplicadas até o momento

Mais de 98 mil cascavelenses ainda precisam se vacinar contra a gripe

A meta da Campanha de Vacinação contra a Gripe em Cascavel é imunizar mais de 127 mil pessoas. Porém, 29.168 doses foram aplicadas até o momento na cidade. Neste cenário, mais de 98 mil cascavelenses ainda precisam se imunizar contra a doença e garantir a prevenção.

A campanha segue ativa até o dia 3 de junho. Todas as unidades de saúde do município, incluído as da zona rural, estão aplicando as vacinas a partir das 8h.

 

Nesta fase da campanha, a vacinação é voltada para crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, forças de segurança e salvamento e forças armadas, entre outros.

Na primeira fase, que aconteceu de 4 de abril a 2 de maio, os idosos e trabalhadores de saúde receberam a dose. Apesar da etapa já ter sido finalizada, eles ainda podem ser vacinados nas unidades.
A cobertura vacinal de cada público varia muito, conforme os dados do PMI (Programa Municipal de Imunização). Os idosos são os que mais procuraram as unidades, com 44,2% da terceira idade já vacinada em Cascavel. Em seguida, aparecem os trabalhadores da saúde, com 26,4%. Já a cobertura das crianças, dos professores e das gestantes, tem sido as mais baixas, com 12,9%, 6%  e 10,1% do público imunizado, respectivamente.

Vale lembrar que a vacinação é gratuita. O PMI recomenda levar a carteirinha de vacinação para manter o documento atualizado. Além disso, é obrigatório o uso de máscara dentro das unidades de saúde.

 

Sarampo

Também está em andamento, até o dia 3 de junho, a Campanha de Vacinação contra o Sarampo, voltada para crianças de seis meses até cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Até o momento, 13,35% dos pequenos receberam a dose.

Secom