Curitiba – Mais de 75 mil pessoas que residem no Paraná foram beneficiadas pelo segundo lote de restituições do Imposto de Renda 2016. A Receita Federal abriu ontem, às 9h,  a consulta aos nomes. Com os pagamentos, que estarão disponíveis nas contas bancárias na sexta-feira (15), serão R$ 114 milhões a mais em circulação na economia do estado. A consulta pode ser feita no site da Receita Federal.

O Fisco lembrou que há ainda o aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF, diretamente nas bases de dados da Receita Federal.

Em todo o Brasil, a restituição do segundo lote atende a 1.490.266 contribuintes, totalizando mais de R$ 2,5 bilhões. Também estão previstos pagamentos de lotes residuais de 2008 a 2015.

Após o pagamento das restituições para contribuintes idosos e com deficiência física, mental ou moléstia grave, as restituições serão pagas pela ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda, desde que o documento tenha sido enviado sem erros ou omissões.

Geralmente, são liberados sete lotes do IR a cada ano, entre junho e dezembro. Os valores das restituições do Imposto de Renda são corrigidos pela variação dos juros básicos da economia, atualmente em 14,25% ao ano.

Em 2016, o Fisco recebeu quase 28 milhões de declarações de Imposto de Renda até 30 de abril – o prazo legal.