Policial

Maio Amarelo: Alunos aprendem a importância do respeito no trânsito em Foz

Campanha foi encerrada nesta sexta-feira com apresentação teatral e palestra na Escola Emílio de Menezes; ao longo do mês, uma série de ações aconteceram em escolas, Cmeis e Shoppings

Maio Amarelo: Alunos aprendem a importância do respeito no trânsito em Foz

 

A boa conduta no trânsito, o respeito à sinalização e aos limites de velocidade, o uso correto do cinto de segurança e a travessia segura pela faixa de pedestres foram alguns dos temas abordados durante todo o mês na Escola Municipal Emílio de Menezes, no Morumbi. As atividades integraram a Campanha do Maio Amarelo da unidade, encerrada nesta sexta-feira (27) com uma apresentação teatral e um bate papo com os alunos.

O objetivo, conforme explicou a professora Tatiane Dominique, foi provocar a reflexões sobre as atitudes coletivas no trânsito. “Essas atividades integram nosso projeto político pedagógico e todos os anos criamos novas formas de abordar esse tema. O intuito é fazer com que eles entendam a importância do respeito, das atitudes de cada um e levem essas informações para a casa”, comentou.

A professora também abordou temas como os primeiros-socorros e a atuação de cada órgão de segurança em casos de acidentes. “Muitas vezes existe a dúvida para quem ligar se acontece um trauma, então trabalhamos esses assuntos em sala de aula e levamos essa produção para o teatro”, contou.

As turmas de 5º anos foram responsáveis pela produção da peça teatral – apresentada nesta manhã para todos os demais alunos da escola. Na história, um pedestre distraído com o celular, é atropelado por um veículo e sofre ferimentos leves. A conclusão dos estudantes foi de que para haver um trânsito seguro, é preciso respeito e responsabilidade de todos os envolvidos – pedestres, motoristas e ciclistas.

Conscientização

Para contribuir com o trabalho de conscientização, a escola recebeu o casal Gilberto dos Santos e Lucilene Terres de Oliveira, pais de Guilherme Augusto dos Santos, vítima de um acidente de trânsito em 27 de maio de 2010, aos 6 anos de idade. Guilherme estava indo para a escola quando foi atingido por um ônibus e faleceu.

“Decidimos levar a conscientização para as crianças para que isso nunca mais aconteça, para que elas se tornem multiplicadoras deste tema com suas famílias, e para que tenhamos um transito cada vez mais seguro”, disse Lucilene.

A responsabilidade de cada cidadão na construção de um trânsito seguro foi a mensagem trabalhada ao longo do mês de maio, durante as ações desenvolvidas pelo Foztrans em parceria com o Programa Vida no Trânsito (PVT) e os órgãos de segurança do município. Palestras, blitz educativas, atividades em shoppings e escolas marcaram a programação, que terminou hoje (27). Em razão da previsão de chuva para este sábado (28), o evento de encerramento que aconteceria na Praça do Mitre foi cancelado.

Assessoria