Cotidiano

Livro traz histórias de bastidores dos discos da Legião Urbana

94-13280-01.jpgRIO – Junte à jornalista curiosa e estudiosa de nossa música uma fã apaixonada por Legião Urbana. O resultado é a autora perfeita para um livro recheado de envolventes histórias da banda. Em “Discobiografia legionária” (Editora Leya, R$ 39,90), Chris Fuscaldo dedica cada um dos capítulos do livro a um disco do grupo que marcou a música brasileira e o rock nacional nas décadas de 80 e 90. Coletâneas e discos solo de Renato Russo também são contemplados.

? O livro é resultado de um trabalho que começou em 2008. Fui convidada pela gravadora EMI para escrever os textos que acompanharam o lançamento de uma reedição de LPs da Legião. O material foi muito elogiado, mas o preço dos discos não era tão acessível. Ao mesmo tempo, os fãs começaram a me pedir esse material. A obra é uma reunião desse material com outros conteúdos inéditos ? explica Chris.

Ex-integrantes do grupo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos recordam diversos momentos da trajetória da banda. A autora acerta o tom, no entanto, ao presentear o leitor com depoimentos de fontes menos óbvias, e que acompanharam de perto a rotina dos meninos, como técnicos de som, produtores e diretores musicais. Há vários lados do talentoso e temperamental Renato Russo ao longo das páginas.

? Tem um episódio em que ele aparece com os pulsos cortados e todo mundo pensa que foi uma tentativa de se matar. Na verdade, ele só fez isso porque não queria tocar baixo. Renato também sofreu para desligar Renato Rocha (conhecido como Negrete e um dos componentes da banda nos três primeiros discos), que considerava um grande músico, mas que era uma pessoa de difícil relacionamento.

Com lançamento hoje, na Livraria Saraiva do Rio Sul, a partir das 19h, o livro mostra ainda as dificuldades de composição e gravação de canções como ?Geração Coca-Cola??, ?Índios?? e ?Faroeste Caboclo??, considerada na época ? e até hoje! ? uma ousada obra-prima.

Nos 20 anos da morte de Renato Russo, Chris mostra que o músico e a Legião ainda rendem muita história.