Cotidiano

Licitação garantirá ampliação do sistema de iluminação de LED

Tecnologia garante economia e mais qualidade à população

Licitação garantirá ampliação do sistema de iluminação de LED

Nos últimos quatro anos, a iluminação pública em Cascavel passou por um processo de modernização com a substituição das luminárias tradicionais que deram espaço para as lâmpadas de LED. Em Cascavel, existem cerca de 40 mil pontos de iluminação pública e aproximadamente 12 mil já contam com o sistema LED, que possui melhor luminosidade e o custo é bem inferior.

A modernização do pátio de iluminação pública terá sequência com a licitação iniciada na tarde dessa terça-feira (20) para a escolha luminárias com tecnologia de LED e materiais elétricos. O valor global da licitação, na modalidade Concorrência (06/21), é de R$ 16,2 milhões.

A modernização da iluminação pública será feita com 100% de recursos municipais oriundos da Cosip (Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública) e recursos livres. A empresa vencedora terá sete meses para instalar 10.195 luminárias. Após a conclusão desse novo projeto, serão 50% de vias com iluminação em LED.

“As lâmpadas trocadas sofrerão logística reversa com destinação correta das mesmas pela empresa vencedora da licitação. A iluminação em LED oferece muitas vantagens em relação à iluminação existente, como durabilidade, economia, ampla garantia, e, como consequência, menor quantidade de pontos escuros e reclamações pela população”, disse o secretário de Obras Públicas, Sandro Rancy.

Segundo o secretário, a economia pode chegar a aproximadamente 50% em algumas vias, mas depende das potências existentes comparadas com as potências das lâmpadas LED. “Além de modernizar e dar sequência a um projeto de padronização da iluminação pública, as lâmpadas de LED possuem vida útil mais longa que as convencionais e reduzem o custo de consumo e manutenção”.

A modernização da iluminação pública em Cascavel vem sendo discutida desde 2017 e as lâmpadas que já foram trocadas proporcionam economia mensal de mais de R$ 100 mil aos cofres públicos.

Foto: SECOM

 

Bairros e loteamentos contemplados

Guarujá, XIV de Novembro, Santa Felicidade, Universitário, Cascavel Velho, Cataratas, Periolo, Brasília, Morumbi, Floresta, Interlagos, Brazmadeira, Vista Linda, Pacaembu, São Cristóvão, Região do Lago, Country, Centro, Alto Alegre, Parque Verde, Coqueiral, Recanto Tropical, Cancelli, Canadá, FAG, Santa Cruz, Esmeralda, Santos Dumont, Pioneiros Catarinenses, Neva, Parque São Paulo e Maria Luiza.