Cotidiano

Lançamento de livro marca comemoração dos 32 anos do Ecomuseu de Itaipu

Obra traz depoimentos, histórias, e descreve as atividades e a relação que o espaço desenvolveu com a comunidade.

No  dia  em  que  completou  32 anos de atividade, nesta quarta-feira (16),  o  Ecomuseu  de Itaipu ganhou de aniversário um livro que retrata as três  primeiras  décadas da instituição. “Ecomuseu de Itaipu – 30 anos”, de Cláudia  Feijó  da  Silva,  traz fotos, depoimentos e histórias da época da construção  da  usina,  além  de  descrever as atividades e a relação que o espaço desenvolveu com a comunidade.

O  trabalho  foi  elaborado  a  partir  de  pesquisas  feitas  para a exposição de aniversário de 30 anos do Ecomuseu, em 2017. A exposição ficou seis  meses  em  cartaz  e  depois  viajou  para  os  municípios da região, incorporando novas experiências e personagens.

“O  lançamento  da obra é o pano de fundo para celebrar a importância do  Ecomuseu,  um  local  que  reúne cultura, história, tradição, ecologia, território.  É  um  momento  de  reunir  as  pessoas para preservar a nossa cultura”,  declarou  o  diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva  e  Luna. “Aqui também é um espaço para reunir alunos e professores”, acrescentou,  lembrando  que na véspera (dia 15) foi comemorado no Brasil o Dia dos Professores.

Além  do  diretor-geral  e  da autora, Cláudia Feijó, participaram do lançamento  o  diretor  de  Coordenação de Itaipu, Luiz Felipe Carbonell; o coordenador  do  Sistema Estadual de Museus do Paraná, Renê Wagner Ramos; o superintendente  de  Gestão Ambiental (MA.CD), Ariel Scheffer da Silva; e a gerente  da  Divisão  de  Educação  Ambiental  (MAPE.CD),  Leila  de Fátima Alberton.

Para  o  diretor de Coordenação, o livro dá a oportunidade para que a história  do  Ecomuseu,  a  sua  evolução como instituição, e a relação que construiu  com  a comunidade possam ser registradas e estejam acessíveis ao público.  “Assim,  podemos  ter  a  certeza  de que as futuras gerações vão conhecer o motivo e a evolução dessa grande obra”, salientou.

“Ecomuseu  de  Itaipu  –  30 anos” tem mais de cem páginas (com papel reciclado),  tiragem  de  mil  exemplares, e será distribuído para museus e secretarias  municipais  de  Cultura da região, ampliando a visibilidade da própria  história  da  Itaipu,  da  região,  e o trabalho desenvolvido pela equipe do Ecomuseu em Foz do Iguaçu.

Programação

A  cerimônia  desta  quarta-feira  (16)  faz  parte da programação de aniversário  do  Ecomuseu,  que  começou  na segunda-feira (14) e segue até sábado  (19),  com  diversas  atividades.  Após  o lançamento, a professora adjunta   da  Faculdade  de  Artes  do  Paraná,  Rosimeire  Odahara  Graça, apresentou a palestra “O papel dos museus nas cidades”.

Em  seguida,  Renê  Wagner Ramos, coordenador do Sistema de Museus do Paraná,  falou sobre “O Sistema de Museus do Paraná e parceria com museus e bibliotecas para implantação do Pergamum – software de banco de dados”.

A  programação  prossegue  nesta  quinta-feira  (17)  com a atividade “ateliê   criativo”,   que  vai  reunir  alunos  da  Associação  Cristã  de Deficientes Físicos de Foz do Iguaçu (ACDD). À tarde, será a vez dos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Amina Barakat, participarem da oficina.

A   sexta-feira  (18)  será  dedicada  aos  integrantes  do  Programa Iniciação  e  Incentivo  ao  Trabalho (PIIT) da Itaipu. Eles vão assistir à apresentação  teatral  “As  Mil  e  Uma  Noites”  – mas com histórias menos conhecidas que as de Aladdin, Simbad e Ali Babá.