Toledo – Após oito anos, desde que foi criado o Parque do Povo, pela primeira vez foi necessária a intervenção da equipe de manutenção da Secretaria de Habitação e Urbanismo para a realização de um reparo na barragem do lago. Nos próximos dias será possível perceber uma leve diferença na vazão de água do Rio Marreco, devido aos procedimentos de escoamento do lago.

Ao vistoriar o parque, percebeu-se uma diminuição do nível de água. De imediato foi aplicada uma medida paliativa com concreto, mas devido à profundidade da fissura e a vazão de água o material não resistiu.

Na tarde dessa quinta-feira (3), a equipe instalou uma grade de proteção para evitar a perda dos peixes e foi dado início ao processo de escoamento da água. O objetivo é diminuir o nível até que seja possível concretar a fissura e restabelecer o nível do lago.

A secretária de Habitação, Marilei Rejane Von Borstel, acompanhou os trabalhos da equipe técnica durante a tarde e orientou que fossem adotadas as medidas necessárias para a solução do problema.

Encaminhamentos

Será necessário aguardar até que o nível da água baixe cerca de um metro para que a equipe possa retirar as demais barreiras, só então será possível escoar com maior rapidez. Como o procedimento de manutenção será realizado há uns três metros do nível normal do lago, estima-se que será necessário cerca de quatro dias de escoamento de água.