Cotidiano

Justiça de Quedas do Iguaçu decide por reintegração de área

Moradores da região se dizem abandonados pelo Poder Público e pela Justiça

Quedas do Iguaçu – A Justiça de Quedas do Iguaçu já concedeu a reintegração de posse à Araupel de área no Projeto Quatro ocupada na madrugada de segunda-feira (6) por famílias sem-terra.

Nesta quarta-feira (8), diretores e assessores da empresa foram a Curitiba para audiência com líderes do governo estadual e com os comandos da Polícia Militar e Casa Civil. A intenção é detalhar a situação e pedir o apoio do Estado para que a ordem da Justiça seja cumprida o mais brevemente possível.

A quarta invasão às terras da Araupel ocorreu em 17 de julho do ano passado. A reintegração em favor da empresa saiu no mesmo dia, entretanto até hoje não foi cumprida. A quinta ocupação não ocorreu de forma isolada.

Enquanto as famílias começavam a montar seus barracos perto das margens da PR-473, outro grupo de sem-terra promovia o corte de pinus em uma área com plantas jovens, de um a dois anos.

Moradores de Quedas e da região vizinha se dizem abandonados pelos homens públicos e pela Justiça.

“Trabalhamos a vida toda para conseguir uma casinha, e agora isso não vale mais nada”, disse um morador que por medo prefere ter a identidade preservada.

Com a invasão, caminhões e veículos de várias regiões chegam ao novo acampamento, que já estaria com cerca de duas mil pessoas, entre elas muitas crianças.

Mesmo com um cenário tão desfavorável, o parque industrial da Araupel, que gera 1,2 mil empregos, seguiu trabalhando ontem. Porém, barreiras feitas pelo MST impedem o acesso dos funcionários a regiões de extração, que são vitais para abastecer as unidades.