Cotidiano

Jaguar lança XJ50 para celebrar as cinco décadas do luxuoso sedã

A Jaguar está comemorando 50 anos de seu sedã topo de linha, o XJ, que tem sido o preferido de líderes empresariais, celebridades, políticos e realeza por cinco décadas. Para celebrar meio século de desempenho, tecnologia e luxo, a marca britânica lançou uma edição especial, o XJ50, que foi revelado no Salão de Pequim.

Disponível com entre-eixos padrão ou estendido, o XJ50 possui uma opção de motor a gasolina 3,0 litros de 340 CV e uma a diesel de 300 CV. As atualizações externas do XJ50 incluem para-choques frontais e traseiros no estilo Autobiography, que marcam a edição de aniversário, juntamente com as novas rodas Venom de 20 polegadas, uma grade dianteira preta e um emblema exclusivo para as saídas de ar laterais e traseiras. A paleta de cores exteriores inclui Fuji White, Santorini Black, Loire Blue e Rosello Red.

No interior, a luxuosa cabine possui assentos acolchoados com costura que formam o contorno de diamantes e um logotipo XJ50 no braço central. A marca exclusiva de entalhe e as soleiras com o emblema iluminado XJ50 também diferenciam a edição de aniversário.

“Comemorando meio século, o Jaguar XJ permanece fiel à sua herança com um equilíbrio maravilhoso entre um design elegante, desempenho inteligente e luxo inigualável, que garante o seu destaque. Este é um carro que vale a pena comemorar e o XJ50 presta homenagem a um gigante dentro da marca Jaguar, que acreditamos ser um dos sedãs esportivos mais elegantes do mundo”, disse Ian Callum, diretor de design da Jaguar.

O XJ Série 1 começou a distinta dinastia em 1968 e, por oito gerações, o sedã de luxo vem atraindo a atenção de todo o mundo. Seja transportando VIPs e políticos, ou como o veículo preferido de líderes empresariais e da realeza, o XJ tem sido um dos pilares da estrada da Jaguar por cinco décadas.

Inovando desde a sua chegada, o XJ sintetizou a abordagem inovadora, que definiu o sedã de luxo da Jaguar nos últimos 50 anos. Quatro anos depois, tornou-se o único carro de quatro portas de 12 cilindros produzido em massa e, com uma velocidade máxima de 225 km/h, foi também o mais rápido modelo de quatro lugares do seu tempo.

O XJ50 é um tributo adequado ao estilo e desempenho duradouros do sedã de luxo da Jaguar. Não há previsão de chegada deste modelo para o mercado brasileiro.