Esportes

Isaquias, ?a lenda? da canoagem brasileira, disputa hoje sua primeira final olímpica

Isaquias Queiroz, bicampeão mundial de canoagem velocidade e uma das principais promessas de medalha para o Brasil, voou nesta segunda pelas águas da Lagoa Rodrigo de Freitas e garantiu seu lugar na final da canoagem individual C1 1.000m masculino, que acontece nesta terça, às 9h08.

O baiano de apenas 22 anos liderou a bateria com tranquilidade e cruzou a linha de chegada na primeira posição, com o tempo de 3?59??615.

– No final, eu tinha grandes ondas, mas consegui controlar a corrida. Isso é bom, porque faz com que os outros competidores quem com raiva, então eu posso dominar a prova até o fim – diz o atleta sobre sua estratégia para a disputa. Antes de dominar as águas dos Jogos Rio 2016, Isaquias participou do segundo capítulo da websérie especial produzida pela GE com os gêmeos cientistas Tíbio e Perônio para explicar como as tecnologias da empresa estão presentes na infraestrutura dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A divertida dupla da série Castelo Rá-Tim-Bum recebeu a visita do atleta olímpico da Canoagem Brasileira em seu laboratório, instalado no Centro de Pesquisas da GE no Rio de Janeiro, para demonstrar como a análise de dados em tempo real pode ajudar a melhorar a performance de competidores. Por meio de uma série de experimentos, o trio mostra como a GE, patrocinadora das equipes olímpica e paralímpica de canoagem, somou o apoio financeiro e tecnológico ao talento dos atletas brasileiros.

Veja tambémSabendo que em esportes de alto rendimento cada detalhe e cada milésimo de segundo podem fazer toda a diferença, a empresa desenvolveu um sistema que, por meio de sensores acoplados às embarcações e aos próprios remadores, é capaz de coletar e analisar, em tempo real, informações sobre a saúde dos atletas, frequência da remada, velocidade, localização, direção da embarcação e distância percorrida, além dos dados vitais. Essas informações valiosas, captadas automaticamente, ajudam os treinadores a traçar estratégias e identificar como melhorar a performance da equipe.

Cinco episódios (sendo o primeiro deles gravado em 360°, com tecnologia de realidade virtual) serão veiculados até o final dos Jogos Paralímpicos, em 18 de setembro, em www.youtube.com/GEdoBrasil. A dupla ainda assume o perfil do Instagram da GE do Brasil durante as competições. Dessa forma, os torcedores têm acesso a informações de bastidores por trás de cada solução de infraestrutura que a companhia trouxe para a cidade.

Além da canoa individual (C1), Isaquias Queiroz também vai disputar as provas de canoa individual 200m e canoa dupla (C2) 1.000m, ao lado de Erlon de Souza.