Nesta segunda-feira (21), primeiro dia do inverno, uma mudança na direção dos ventos causada pela atuação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Paraguai e pelo avanço de uma frente fria vai estimular a formação de novas áreas de instabilidade no Sul do Brasil.

Em Cascavel o dia começou chuvoso e as temperaturas devem ficar entre 11°C e 14°C. A previsão é de 20 mm de chuva para esta segunda-feira (21).

Região

Com o aumento da umidade, a previsão é de um dia com céu nublado e chuva fraca em vários momentos no interior do Paraná e no oeste de Santa Catarina. Em Curitiba, Florianópolis e no norte gaúcho, a segunda-feira terá aumento na nebulosidade e chuva principalmente à tarde, mas sem risco de temporais. Em Porto Alegre e no centro-sul do Rio Grande do Sul, o sol aparece entre algumas nuvens, mas não há condições para chuva.

Devido ao deslocamento de um ciclone extratropical no oceano, o mar permanece muito agitado em toda a costa da Região Sul do Brasil.

Semana úmida na Região Sul

De forma geral, a primeira semana do inverno será marcada por bastante umidade na Região Sul. Entre quarta e quinta-feira, dias 23 e 24 de junho, a circulação de ventos e a passagem de uma nova frente fria vão colaborar para o reforço de áreas de instabilidade em praticamente todas as localidades. Apenas na metade norte do Paraná é que o tempo deve ficar mais estável.