Cotidiano

Intérprete de libras

Com o tema "A conquista dos direitos da pessoa com deficiência: avanços e retrocessos", foi realizada ontem (4), no auditório da prefeitura, a 3ª Conferência Municipal do Direito da Pessoa com Deficiência de Cascavel, durante todo o dia.

Durante a solenidade de abertura, o prefeito Leonaldo Paranhos assinou o anteprojeto de lei que cria e institui a carteira de saúde para as pessoas com deficiência, que são aquelas que apresentam impedimentos a longo prazo. Também assinou o anteprojeto de lei que dispõe sobre alterações no Plano de Cargos, Vencimentos e Carreiras do Servidor Público Municipal e cria o cargo de "tradutor e intérprete de libras".

Márcia Baldini, secretária municipal de Educação, destacou importância da conferencia no levantamento, no encaminhamento e na resolução de questões que afligem as pessoas com deficiência: "Aqui é o lugar e o momento de estarmos discutindo a problemática das políticas públicas em relação às pessoas com deficiência. Nós, da rede pública de ensino, tivemos muitos avanços e, mais ainda, temos muitos desafios pela frente para a verdadeira inclusão da pessoa com deficiência".