Opinião

Informe da Redação: Lula x Bolsonaro

Informe da Redação: Lula x Bolsonaro

Informe da Redação

 

Lula x Bolsonaro

Uma pesquisa Ipespe/XP divulgada ontem (6), mostra uma estabilidade no cenário eleitoral. O ex-presidente Lula (PT) continua liderando a corrida com 44%, com o presidente Bolsonaro (PL) em segundo com 31%. Na sequência aparecem Ciro Gomes com 8%; João Doria com 3% e André Janones com 2%. Já Simone Tebet oscilou de 2% para 1% e Luiz Felipe d’Ávila marcou 1%.

 

Outro Cenário

No levantamento espontâneo, Lula se manteve na frente com 38%, e Bolsonaro chegou a 29%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03473/2022. A margem de erro máxima é de 3,2 pontos percentuais. Para a análise, foram realizadas 1 mil entrevistas de abrangência nacional, nos dias 2, 3 e 4 de maio.

 

Pacheco presidente

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD), assumiu ontem (6) de forma interina a Presidência da República. Terceiro na linha sucessória, Pacheco ficou à frente do Executivo porque o presidente Jair Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), estão em viagens ao exterior.

 

Agenda no Exterior

Bolsonaro cumpriu ontem (6) agenda em Georgetown, na Guiana, contudo, já retornou a Brasília e reassumiu o cargo. Mourão está desde quinta-feira (5) em Montevidéu, no Uruguai. Já Lira, viajou para Nova York, nos Estados Unidos.

 

Eleições Auditadas

Durante a sua tradicional live de quinta-feira, o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou que o seu partido vai contratar uma empresa com o objetivo de realizar uma auditoria independente nas eleições de outubro. Segundo Bolsonaro, a empresa contratada deverá solicitar informações ao TSE e também informações concedidas pelo Tribunal as Forças Armadas.

 

Caso Franchischini

O ministro Nunes Marques do Supremo Tribunal Federal será o relator do recurso apresentado pelo ex-deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil) contra a cassação de seu mandato e a perda dos direitos políticos. Francischini foi cassado por divulgar fake news durante as elições de 2018.

 

Mais Clareza

O TCE do Paraná recomendou à Prefeitura de Cascavel que nos futuros procedimentos licitatórios, formule os editais e as planilhas de custos de forma clara e precisa, deixando evidentes todos os itens que as compõem o certame. A orientação foi dada após o TCE julgar Representação formulada por empresa contratada em 2016 para executar o trabalho de coleta, transporte e tratamento de resíduos sólidos urbanos.

 

Rodovia das Cataratas

O DER do Paraná adiou novamente a abertura dos envelopes das propostas que definirá a empresa que será responsável pela duplicação da Rodovia das Cataratas. Esse é o terceiro adiamento. A justificativa é que o edital da licitação teve alterações em quantidades e aspectos técnicos do projeto. Com isso, o prazo de abertura de envelopes foi prorrogado para 24 de maio.

 

Morada Foz

A Comissão Mista da Câmara de Foz do Iguaçu começou a discutir o Projeto de Lei Complementar que trata do programa Morada Foz, política pública que estabelece parâmetros para empreendimentos destinados à construção de moradia de interesse social. O programa habitacional é visa fomentar empreendimentos para habitação de pessoas com renda até cinco salários mínimos.