Opinião

Informe da Redação: Eleições Acic, Posse

Informe da Redação: Eleições Acic, Posse

 

 

Eleições Acic

O empresário Genesio Pegoraro foi reeleito por aclamação, na noite de ontem (18), como presidente da Acic (Associação Comercial e Industrial de Cascavel). O novo vice-presidente é o empresário Siro Canabarro. Além da diretoria executiva, também foi eleito os novos integrantes do Conselho Deliberativo da Acic. A composição será a seguinte: José Alexandre Polasek, presidente; Margarida Domingues Carneiro, vice-presidente, e Eduardo Pessi, secretário.

 

Posse

A posse festiva da nova diretoria, com mandato de um ano, será no dia 13 de maio no Tuiuti Esporte Clube. A posse oficial, com apresentação de relatório, prestação de contas e orçamento da gestão 2022/2023, será no dia 19 de maio, na Acic.

 

Sindicato Rural

O Sindicato Rural de Cascavel realizou ontem (19) as eleições para o triênio 2022/2025. A chapa única que concorreu ao pleito era encabeçada pelo atual presidente, Paulo Roberto Orso, que foi reconduzido ao cargo, tendo como primeiro vice-presidente Modesto Félix Daga e segundo vice-presidente Renato Archile Martini. Os delegados representantes da Faep são Paulo Roberto Orso (titular) e Paulo Cesar Vallini (suplente).

 

Fiscalização

O Procon-PR iniciou ontem (19) uma fiscalização nos postos de combustíveis em todo o Paraná. Se constatados abusos contra o consimidor, segundo a autoridade de defesa, os postos estão sujeitos a multas que variam de R$ 700 a R$ 11 milhões. Entre os direitos do consumidor estão a visualização de maneira bem clara dos preços; a não limitação da quantidade de combustível escolhida; e acesso a detalhes sobre a origem, inclusive dos postos que não possuem distribuidora exclusiva.

 

Corrida Eleitoral

Duas mulheres são pré-candidatas ao governo do Paraná. Uma é a professora de música Solange Ferreira Bueno (PMN). A outra pré-candidata é a professora Angela Machado, lançada pelo Psol. Elas se somam ao atual governador Ratinho Junior (PSD), o ex-governador Roberto Requião (PT) e o ex-prefeito de Guarapuava Cesar Silvestri Filho (PSDB) na corrida pela chave do Palácio Iguaçu.

 

Cidadão Benemérito

A Assembleia Legislativa do Paraná entregou o título de Cidadão Benemérito do Paraná ao almirante Anatalicio Risden Junior, diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, em uma sessão solene no Plenário da Casa. O título foi concedido por conta das contribuições de Risden para o estado do Paraná. O título de Cidadão Benemérito é dado às personalidades nascidas no estado onde ocorre a entrega.

 

Investigação

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli apresentou requerimento para que a Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) apure os motivos que levaram à transferência de recursos públicos do governo do Paraná para a Funbio, ONG do Rio de Janeiro. O valor é parte de uma indenização paga pela Petrobras ao Estado em razão do desastre ambiental na Serra do Mar em 2001, com o vazamento de 57 mil litros de óleo do oleoduto.

 

PSOL e Rede

O diretório nacional do PSOL (Partido Socialismo e Liberdade) aprovou a formação de uma federação partidária com a Rede Sustentabilidade (Rede). Integrantes dos dois partidos avaliam que o estatuto da federação entre permitirá, na prática, a possibilidade de um filiado ao partido apoiar um candidato diferente daquele escolhido pela federação.