Política

Informe da redação: Briga por pedágio inspira gaúchos

Briga por pedágio inspira gaúchos

 

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) participa nesta segunda-feira (16) de videoconferência da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul sobre a concessão de rodovias. O foco da discussão será o modelo de licitação para transferência de estradas ao setor privado. “Os deputados gaúchos querem discutir uma nova modelagem, uma vez que lá o governo estadual estabeleceu regras semelhantes ao modelo híbrido que o governo federal quis impor ao Paraná”, disse Romanelli. Segundo ele, a iniciativa é do deputado Tiago Simon MDB), filho do ex-senador Pedro Simon. “Há um movimento para que a licitação seja pelo menor preço de tarifa”.

 

Modelo gaúcho

O modelo adotado pelo governo gaúcho para a concessão de rodovias prevê desconto máximo de 25% no valor dos pedágios, além do pagamento de outorga ao Estado como fator de desempate. O programa abrange 1.131 quilômetros de estradas, que podem ser repassados para a iniciativa privada por 30 anos. A estimativa de investimento é de R$ 10,6 bilhões no período.

 

Prédio do Cisop

A inauguração do novo prédio do Cisop, em Cascavel, foi novamente adiada. A novela da construção da sede começou ainda em 2014, a construtora abandonou, e foi retomada em 2018. A entrega havia sido prometida para fevereiro deste ano (atrasada por conta da pandemia), mas chegou fevereiro e nada. Foi remarcada para agosto, falaram em outubro e, agora, ficou para novembro.

 

13º na conta

Os servidores públicos municipais de Marechal Rondon receberão no próximo dia 20 de agosto a antecipação de 50% do 13º salário. O anúncio foi feito nessa sexta pelo prefeito Marcio Rauber, após reunião de trabalho com o secretário de Administração, Anderson Loffi. A antecipação aos cerca de 1.600 servidores representa cerca de R$ 3,2 milhões. A outra metade será paga na folha de dezembro.

 

Reconhecimento

Enquanto a estrutura de Cascavel patina, o Observatório Social de Foz do Iguaçu está concorrendo no 4º Concurso Nacional de Boas Práticas do OSB (Observatório Social do Brasil). A seleção das iniciativas de controle social que contribuem para a boa gestão dos recursos públicos nos municípios é por voto aberto da comunidade, mediante curtida no vídeo disponível no YouTube. Ao todo, 25 ações locais e nacionais participam do concurso.

 

Fermop 2021

A primeira etapa classificatória do Fermop 2021 (Festival Regional dos Municípios do Oeste do Paraná) será neste sábado (14), a partir das 19h, no JS Eventos, em Guaíra. Participarão intérpretes de Guaíra, Céu Azul, Foz do Iguaçu, Iracema do Oeste, Marechal Cândido Rondon, São Miguel do Iguaçu, Tupãssi e Ubiratã, que disputarão as categorias Popular, Sertaneja, Gospel e Infantojuvenil.

 

Manicômio tributário

O senador paranaense Oriovisto Guimarães (Pode) reagiu ao projeto de reforma tributária em andamento na Câmara dos Deputados. Segundo o senador, esses “remendos tributários” estão arruinando o País: “Queremos uma reforma tributária e não essa colcha de retalhos sem fim, que é o sistema tributário brasileiro. Criar imposto é muito fácil. Não sou contra nenhum imposto especificamente. Sou contra esse manicômio tributário em que vivemos e essa política que só aumenta a carga tributária total”.