Opinião

Informe da Redação

Futebol na TV Alep

 

A Assembleia Legislativa do Paraná e a Federação Paranaense de Futebol confirmaram a parceria para a transmissão de jogos do Campeonato Paranaense de Futebol da Primeira Divisão – temporada 2022 em TV aberta. As transmissões pela TV Assembleia iniciam neste domingo (23), através do canal 10.2 em TV Aberta e também pela Claro/Net no canal 16, às 15h30 com o pré-jogo da partida entre Athletico-PR e Paraná Clube, que acontece na Arena da Baixada a partir das 16h.

 

Sem interferência

A TV Assembleia irá transmitir ao vivo as partidas do Campeonato Paranaense em dias e horários que não interfiram nas transmissões institucionais, a partir do sinal que será disponibilizado pela Federação. Os direitos de transmissão foram cedidos gratuitamente pela Federação Paranaense de Futebol. A tabela do Paranaense 2022 tem 17 rodadas e 80 jogos previstos até a final, que deve acontecer em 3 de abril.

 

 

Cadê a CNH?

Em novembro de 2021, o Detran-PR apurou que mais de 35 mil CNH (Carteiras Nacionais de Habilitação) estavam disponíveis para retirada em suas unidades. Estes documentos retornaram ao órgão após os correios não terem obtido êxito nas três tentativas de entrega. Depois disso foram retiradas 5% (1.750 carteiras). Em janeiro de 2022, 95% das CNHs ainda permanecem aguardando nas unidades do Detran, ou seja, número superior a 30 mil.

 

Números

As cidades com o maior número de CNHs que aguardam retirada são: Curitiba (13.000), Londrina (1.700), São José dos Pinhais (1.400), Foz do Iguaçu (1.300), Cascavel (780), Maringá (400), Ponta Grossa (800), Colombo (450), Campo Largo (450), Campo Mourão (400), Paranaguá (400) e Araucária (300). Para fazer a retirada da CNH, basta o cidadão comparecer diretamente na Ciretran do seu município, das 08h às 14h, de segunda-feira a sexta-feira, sem a necessidade de agendamento de horário.

 

Sem Prazo

Foi adiada ontem pelo Governo do Estado a licitação para a escolha das agências de publicidade e propaganda que atenderiam o Governo. De acordo com comunicado, questionamentos feitos pelo sindicato das agências (SINAPRO) e por licitantes precisariam de respostas técnicas que não seriam esclarecidas em tempo hábil. Por conta disso, a abertura da licitação que seria no próximo dia 27 foi adiada, ainda sem prazo para republicação do edital.

 

36 vetos

E o Congresso Nacional começa o ano com 36 vetos do presidente Jair Bolsonaro pendentes de votação. Para rejeitar um veto é necessária a maioria absoluta de votos (ou seja, pelo menos 257 votos de deputados e 41 de senadores). O veto mais recente é o 10/22, que retirou 14 dispositivos do PL 4199/20, transformado na Lei 14.301/22, que criou o Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem (BR do Mar). O projeto foi aprovado pela Câmara em dezembro do ano passado.

 

Sem visitação

O Depen-PR (Departamento de Polícia Penal do Estado do Paraná), por meio da Coordenação Regional de Cascavel informou que estão canceladas as visitas, compreendidas entre os dias 21 a 23 de janeiro, na Penitenciária Industrial Marcelo Pinheiro – Unidade de Progressão (PIMP/UP) e na Penitenciária Estadual Thiago Borges de Carvalho (PETBC). O motivo dos cancelamentos são por conta das medidas preventivas de combate e disseminação da Covid-19, tendo em vista a existência de alguns casos na unidade. Os presos estão com casos leves, sendo monitorados e passam bem.