Cotidiano

Incentivo à pedalada

O Programa Pedalar é uma das ações previstas pela Prefeitura de Cascavel para qualidade de vida dos servidores, e, além disso, um incentivo a mais para que eles cuidem da saúde com a prática de atividade física.

Como parte desse projeto, o Município firmou contrato com uma empresa para aquisição de “kits pedalada”. A intenção é disponibilizar aos servidores além de bikes, equipamentos de segurança necessários para a locomoção nas ruas.

“Na primeira edição 2018/2019 do Programa Pedalar serão ofertadas um total de 140 vagas; 70 para servidores que utilizarão sua própria bicicleta e 70 que receberão do Município a bicicleta em regime de comodato”, explica o departamento de gestão de pessoas.

O investimento por parte do município é de R$ 127.995,20 dentro do prazo de um ano para aquisição de 80 bikes, dez delas ficarão como reserva.

“O contrato para aquisição dos Kits já foi assinado e está em fase de aguardo da emissão da nota de empenho, para que então, seja solicitada à empresa vencedora da licitação a entrega dos produtos”.

Para facilitar a adesão ao programa, o Município deverá adequar estrutura no prédio da prefeitura com bicicletário e banheiros com duchas.

Paralelo à prática da atividade física, servidores terão acompanhamento na área de saúde. “Todos os participantes serão acompanhados por uma equipe multiprofissional composta por nutricionista, enfermeiro, técnico de enfermagem e médico do trabalho, para orientar, esclarecer dúvidas e realizar avaliações durante o programa”, acrescenta o departamento.

Sorteio

Inicialmente serão sorteados 70 servidores que estarão dispostos a aderir inicialmente ao programa, entre 500 que trabalham no Paço e no anexo do antigo Lembrasul. “A finalidade é incentivar a mudança de comportamento por meio do desenvolvimento de hábitos de vida mais saudáveis, tais como: prática de atividade física, reeducação alimentar e também, maior contato com a natureza”, ressalta o departamento de gestão de pessoas.

Trimestral

Segundo o departamento de gestão de pessoas a avaliação de saúde dos participantes ocorrerá a cada três meses. “Isso incluiu o devido monitoramento da evolução dos índices de massa corporal, percentual de massa magra, colesterol e outros exames que apontem qual o quadro de saúde do servidor”.

A expectativa é de que também ocorram ações voltadas à comunidade para incentivo da prática de atividades físicas como pedaladas em grupos que proporcionem maior contato entre os participantes.

Composição dos Kits

– 1 Bicicleta aro 29 com 21 marchas, suspensão dianteira e freio a disco.

– 1 Capacete para ciclismo ajustável

– 1 Cadeado para bicicleta

– 1 Kit farol e lanterna para bicicleta

– 1 Garrafa para hidratação

– 1 Par de luvas de ciclismo (metade do dedo).

Romulo Grigoli

AILTON SANTOS

bicicletario _as_ (3)

Legenda: Projeto incluirá adaptações em biciciletários e duchas nos banheiros