Impeachment: Após doze horas, está encerrada fase de discursos dos senadores

BRASÍLIA ? Após doze horas, o Senado encerrou às 02h25 desta quarta-feira a fase dos discursos no julgamento do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. Dos 81 senadores, 63 fizeram uso da palavra para justificar sua posição. O último a falar foi Romário (PSB-RJ), reafirmando seu voto pelo impeachment.

Unimed

? O impeachment da presidente é o inevitável desfecho. Convencido pelos fatos e amparado pela minha consciência votarei pelo impeachment e o afastamento da presidente ? disse Romário.

A sessão de julgamento será retomada na manhã desta quarta, a partir das 11 horas, para que os senadores votem se afastam ou não Dilma de forma definitiva. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, que comanda os trabalhos lerá um resumo do processo e será aberto o processo de votação.

O roteiro anunciado por Lewandowski prevê apenas uma votação, mas a defesa e aliados da presidente afastada tentam fatiar a votação tanto para que cada crime apontado, as pedaladas fiscais e os três decretos de crédito suplementar, seja analisado de forma individual. A defesa deve solicitar ainda uma votação específica para a inabilitação para cargos públicos, pena acessória ao impeachment prevista na lei que trata do tema.

Para consolidar o afastamento dela de forma definitiva serão necessários 54 votos. Confirmado este cenário, a posse de Michel Temer como presidente efetivo ocorrerá ainda na tarde desta quarta. Ele pretende fazer uma reunião ministerial e, em seguida, partir para a China, onde participará de cúpula do G-20.


Receba as principais notícias através do WhatsApp

ENTRAR NO GRUPO

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp. Ao entrar seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.


Fale com a Redação