Cotidiano

HUOP: pacientes da Ala de Desintoxicação organizam e comemoram Dia de São João

Devido à pandemia da Covid-19, os pacientes estão em número reduzido nessa unidade e a Festa Junina também seguiu as recomendações para evitar o contágio do vírus

HUOP: pacientes da Ala de Desintoxicação organizam e comemoram Dia de São João

A decoração de São João tomou conta do HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), nesta quinta-feira (24). Na Ala de Desintoxicação, além da decoração, fizeram parte da festa os tradicionais quitutes: pipoca, bolo, paçoca, cachorro-quente, pastel, entre outros. A organização da Festa Junina ficou por conta da equipe e dos pacientes internados na unidade. “Por ser uma unidade de desintoxicação de crianças e adolescentes, é super importante comemorar datas como essa, pois é uma forma de interatividade entre eles e deles com a equipe, bem como proporciona momento de descontração”, ressalta a coordenadora da unidade Nelsi Stormoski Ferreira.

Devido à pandemia da Covid-19, os pacientes estão em número reduzido nessa unidade e a Festa Junina também seguiu as recomendações para evitar o contágio do vírus. E como parte da rotina, a máscara também fez parte do traje junino. “Nesse momento é como se eles voltassem a ser crianças e esquecem um pouco da fissura pelas drogas e as dificuldades que enfrentam no cotidiano. Um sorriso nesse momento já compensa”, enfatiza Nelsi.

São em média mais de 350 pacientes atendidos anualmente na Ala de Desintoxicação do HUOP encaminhados via Central de Leitos. Os pacientes são oriundos de todos os municípios da região, contemplando cerca de 25 regionais. No Huop, pacientes até 18 anos incompletos podem ser atendidos, e o processo de desintoxicação demora em média de 30 a 40 dias.