SAÚDE

Huop aumenta utilização de bolsas de sangue para mais de 500 utilizadas mensalmente

14 de junho de 2022 às 10:10
Publicidade

 

São mais de 500 bolsas de sangue (concentrado de hemácias) utilizadas mensalmente no Hospital Universitário do Paraná, número que aumentou também com o aumento da demanda de atendimento. Nos anos anteriores, eram utilizadas cerca de 400 bolsas por mês. No Huop, cerca de 70% dos atendimentos do Pronto Socorro são vítimas de trauma, e são estes pacientes que muitas vezes necessitam de transfusão sanguínea. “São muitos pacientes que precisam de sangue, e a transfusão é essencial para recuperação e tratamento. Para isso, contamos sempre com o estoque abastecido para garantir esse atendimento de forma rápida e segura, e claro, agradecemos muito a todos os doadores, pois uma bolsa de sangue pode sim salvar uma vida”, ressalta Rodrigo.

Todo sangue destinado para realizar o atendimento no hospital é oriundo de doações realizadas no Hemocentro de Cascavel, órgão ligado ao Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), localizado ao lado do hospital. As doações são feitas no Hemocentro, e para agilizar o atendimento de urgência e emergência, o Huop também conta com uma agência transfusional interna desde 2018. “Nesse setor realizamos o trabalho de informações técnicas constantes, provas pré-transfusionais, o que otimiza o tempo e torna a transfusão ainda mais segura”, ressalta o responsável técnico da Agência Transfusional do Huop, Rodrigo Barcella.

Quem também quiser ser um doador de sangue pode entrar em contato diretamente com o Hemocentro, localizado na Rua Avaetés, ao lado do Huop. As doações podem ser agendadas pelo telefone 45 3226-4549.

Nesse Dia Mundial do Doador de Sangue, 14 de junho, o Huop só tem a agradecer por todo gesto de solidariedade.

Doe sangue, salve vidas!

Assessoria

Participe do nosso grupo no WhatsApp

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE