Cotidiano

Hotelaria tem ocupação máxima no feriadão

Reservas surpreendem rede hoteleira

Hotelaria tem ocupação máxima no feriadão

Foz do Iguaçu – O setor hoteleiro de Foz do Iguaçu aponta que algumas unidades, dependendo da categoria e preço, chegaram perto da lotação máxima no feriado da Independência, de sábado (4) a terça-feira (7). Os números estão sendo levantados pela Secretaria de Turismo, Projetos Estratégicos e Inovação.

“Sem dúvida, foi o maior feriado depois de mais de 600 dias da pandemia. Fez com que todos os hotéis, pousadas, hostels de Foz do Iguaçu lotassem, um movimento extraordinário”, disse Neuso Rafagnin, presidente do Sindicato de Hotéis (Sindihotéis).

Rafagnin apontou que a alta na movimentação se estendeu aos atrativos turísticos e estabelecimentos da gastronomia (bares, cantinas, churrascarias e restaurantes): “Deu demonstração de uma cidade lotada, alegre e feliz”.

O presidente do Sindihotéis avalia que agora o País volta ao normal, embora diferente daquilo a que o setor estava habituado. “Mas a esperança é que a vacinação continue dessa forma, com mais de 1 milhão de vacinados por dia, para a gente ter um fim de ano feliz e a retomada dos movimentos anteriores, a exemplo de 2018 e 2019”.

Vacinação

A cada dia, segundo Rafagnin, aumenta a vacinação e a confiança do brasileiro, também. “Estávamos acostumados a atender na pandemia pessoas da região. Nesse feriado, a visitação se ampliou com pessoas de outros estados do Norte, do Nordeste, de São Paulo, do Rio de Janeiro… Também os ônibus de turismo apareceram e cada um deles significou 40, 50 turistas na cidade”, e acrescentou: “Estamos bem esperançosos, convictos de que a cada dia que passa, com estes feriados que virão ainda, trarão milhares de turistas”.

O secretário municipal de Turismo, Projetos Estratégicos e Inovação, Paulo Angeli, afirmou que a pasta já está levantando os números de ocupação da rede hoteleira, que tem mais de 30 mil leitos distribuídos em hotéis, hostels e pousadas. “Devemos fechar esse levantamento até sexta-feira (10), mas a visitação nos atrativos e de ocupação superaram as projeções”.

Angeli afirmou que a movimentação do feriado retomou o trabalho para diversas categorias de profissionais do turismo, do motorista ao guia, do recepcionista à camareira, do garçom ao cozinheiro. “É a atividade que mais cria empregos na cidade e agora vêm não só os próximos feriados, como os eventos já a partir deste mês de setembro. Nos eventos, vamos receber mais de 20 mil visitantes”, disse.

Foto: CHRISTIAN RIZZI


Foz recebe mais de 20 mil visitantes no feriadão

A movimentação no feriado prolongado da Independência chegou a mais de 20 mil visitantes em Foz do Iguaçu. A visitação superou as projeções dos principais atrativos e na ocupação dos hotéis e pousadas. “Recebemos os visitantes com toda segurança sanitária. Nos preparamos para isso. Os primeiros números mostram que Foz já está sendo um destino muito requisitado pelos visitantes. Esperamos um segundo semestre acima da média do período pré-pandemia”, disse o prefeito Chico Brasileiro.

O Parque Nacional do Iguaçu esperava receber 12 mil turistas nos quatro dias do feriado. No sábado (4) e no domingo (5), mais de 15 mil pessoas visitaram as Cataratas do Iguaçu. A visitação nos quatro dias fechou com 19.273 acessos, alta superior a 28%, com turistas de todas as regiões do País e de 30 diferentes nacionalidades.

O complexo da usina de Itaipu recebeu 7.801 pessoas no feriado prolongado. A visitação superou em 73,3% a expectativa inicial de 4,5 mil visitantes. O domingo foi o mais movimentado, com 2.545 ingressos, o melhor resultado para um dia desde o início da pandemia em março do ano passado.

No Marco das Três Fronteiras, a expectativa girava em torno de 6 mil visitantes. Esse número foi superado já na segunda-feira (6), com mais de 6.379 ingressos. O atrativo, próximo ao encontro dos Rios Iguaçu e Paraná, fechou com mais de 7 mil visitantes.

Segurança sanitária

O prefeito Chico Brasileiro reafirmou que a cidade está preparada para a retomada segura do setor, principal atividade da economia local. “A cidade priorizou os cuidados sanitários para uma reabertura com responsabilidade, proporcionando ao turista a segurança como nenhuma outra região do País”.

“A preocupação sempre foi zelar pela saúde da população e assim possibilitar essa segurança aos turistas”, completou.

Mais turistas

Outros atrativos também registraram movimentação acima do projetado no feriadão. O Parque das Aves recebeu 1.803 pessoas nos quatro dias. O desempenho é 179% superior ao registrado no feriado de Corpus Christi (3 a 6 de junho), quando recebeu 4.238 pessoas.

O Complexo Dreams Park Show, que abriga seis diferentes atrativos, teve o melhor feriado desde 2020. De sábado até terça-feira, mais de 14,6 mil turistas passaram pelo local. Os visitantes indicaram origem nos estados do Ceará, Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo, Amazonas, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Pernambuco, além do Paraguai.