Policial

Homem tem braço e perna amputados em grave acidente na BR 277

Homem tem braço e perna amputados em grave acidente na BR 277

Céu Azul – Um homem de 50 anos teve um braço e uma perna amputados em um grave acidente registrado na manhã deste domingo (2) na BR 277 em Céu Azul.

De acordo com informações repassadas pelo Consamu, que deslocou o Helicóptero do Paraná Urgência para atendimento da vítima, o acidente envolveu uma motocicleta, um carro e um caminhão.

A vítima politraumatizada ficou em estado gravíssimo foi trazida ao HU (Hospital Universitário) de Cascavel.

O helicóptero do Consamu faz a diferença neste tipo de atendimento, pois o suporte médico chega rapidamente no local e vítima encaminhada com urgência ao HU, centro especializado em trauma, aumentando as chances de sobrevida.

A Ecocataratas concessionária que administra a rodovia e a PRF (Polícia Rodoviária Federal) foram mobilizadas no local do acidente. Ainda não há informações sobre outros feridos.

Sutiã foi usado para conter hemorragia

O Consamu informou ainda um fato inusitado registrado nesta ocorrência. A hemorragia foi contida com o uso de um sutiã. A peça íntima foi utilizada por alguém que passava pelo local e pode ter ajudado a preservar a vida da vítima.

“O paciente recebeu um Torniquete, dispositivo usado para reduzir o sangramento no membro amputado que foi feito com um sutiã. Essa ação de alguém que passava pelo local pode ter ajudado a salvar a vida do paciente, reduzindo a hemorragia exsanguinante em que se encontrava. Existem dispositivos comerciais para aplicação de torniquete, podendo ser improvisando com camisa, cinturão e agora, como visto, um sutiã. Após a chegada das equipes, foi trocado por outro mecanismo. Controlar hemorragias graves com algum dispositivo ou compressão local diminui a mortalidade por hemorragia na fase aguda do trauma grave, podendo ser aplicado em qualquer extremidade”.

Foto: Consamu