Esportes

Governo inaugura centro de monitoramento para Olimpíada do Rio

BRASÍLIA – O Ministério da Justiça inaugurou nesta segunda-feira o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI) que atuará no esquema de segurança dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O centro é uma parceria da Polícia Federal com comandos de inteligência de outros 54 países. O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, afirmou que, com a instalação do centro, o Brasil está preparado para garantir a segurança de atletas, turistas e moradores que estiverem no Rio durante o evento.

? O centro tem de tudo mais moderno em segurança. O Brasil está totalmente preparado para esse desafio ? declarou o ministro.

Dos 255 agentes que farão o monitoramento dos locais de competição e da região metropolitana do Rio, 62 são estrangeiros. O centro já havia entrado em operação durante as Copas das Confederações, em 2013, e a do Mundo, em 2014.

Os agentes vão monitorar desde câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos da cidade às redes sociais. A exemplo disso, ficou a fiscalização de imagens postadas neste domingo sobre o ensaio geral da cerimônia de abertura, onde convidados postaram fotos com detalhes da celebração. Momentos depois, elas foram excluídas das redes.

* Estagiário sob supervisão de Evandro Éboli