Esportes

Governo atualiza dados sobre os Jogos Oficiais do Estado em 2020

Confira quais eventos foram cancelados e quais terão continuidade ainda em 2020, com os devidos ajustes

Governo atualiza dados sobre os Jogos Oficiais do Estado em 2020

O Governo do Estado tomou inúmeras medidas até o presente momento para o combate à Covid-19. Ações e contingenciamentos necessários para a proteção da população e também para que as atividades essenciais pudessem ser mantidas, sem deixar de atender, mesmo que de modo adaptado, as demandas de outras áreas importantes para a sociedade.

Em virtude disso, a Superintendência Geral do Esporte, vinculada à Secretaria de Estado da Educação e do Esporte, fez uma readequação de seu Calendário Oficial.

Foram estudadas todas as variáveis possíveis, respeitando a janela de prazos de execução até o fim do ano, o orçamento agora disponível e também a questão operacional, principalmente no que se refere às estruturas, alojamentos e também aos recursos humanos. Vale ressaltar ainda, quando da realização futura desses eventos, todo o cuidado que será tomado no que tange às questões de saúde e protocolos orientados pela Secretaria de Estado da Saúde.

Confira abaixo quais eventos foram cancelados e quais terão continuidade ainda em 2020, com os devidos ajustes.

ADIADOS E EM REESTRUTURAÇÃO
•    Jogos da Juventude do Paraná – JOJUPS: Fase Final
•    Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná – PARAJAPS
•    Jogos Universitários do Paraná – JUPS
•    Jogos Abertos de Combate – JAPS Combate
•    Jogos de Aventura e Natureza – JANS: etapa Lindeiros

 

CANCELADOS
•    Jogos Escolares do Paraná – JEPS
•    Jogos Escolares Bom de Bola
•    Jogos Abertos do Paraná – JAPS
•    Jogos da Juventude do Paraná – JOJUPS: Fases regionais e a Fase Final B
•    Jogos de Aventura e Natureza – JANS – outras duas etapas em 2020

As possíveis datas e formatos de cada competição ainda estão em estudo, pois dependem de ajustes com as prefeituras dos municípios-sedes de cada evento e de conversas com a Educação.  As reuniões serão realizadas durante o mês de maio, de forma virtual, tratando individualmente de cada evento.

Jogos Regionais Participativos
São competições de iniciativa regional e por diferentes instituições, que têm o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência. Em razão do contingenciamento dos recursos do Esporte para auxílio à Saúde, para o ano de 2020 este apoio não estará disponível, ficando a decisão da realização ou não de cada um destes eventos sob responsabilidade de seus organizadores. São eles: Jogos da Integração do Idoso; Jogos Abertos do Vale do Ivaí – JAVIS; Jogos Abertos do Cantoquiriguaçu – JARCANS; Jogos Estudantis da Primavera; Festival Esportivo da Reforma Agrária – FECRA; Jogos Abertos do Sudoeste do Paraná – JAMSOPS; Jogos Infantis do Sudoeste do Paraná – JIMSOPS e Jogos Abertos do Norte do Paraná – JANPS.