Política

Giro político do dia 24 de julho de 2019

Devedores avisados

Os contribuintes com dívida ativa em Cascavel serão notificados em casa com uma cartinha enviada pela prefeitura. Este será o primeiro ano em que a administração apostará nesse comunicado com o propósito de informar a dívida e “estimular” o devedor a se pôr em dia com o Tesouro municipal. Renato Segalla, secretário de Finanças, defende há muito tempo que muitos moradores não pagam por não saberem que a dívida existe. Mas a notificação terá um custo: os Correios foram contratados por R$ 136,5 mil para o serviço de confecção de notificação e entrega.

 

Extinção da Cettrans

Os vereadores Pedro Sampaio e Fernando Hallberg vão em breve a Curitiba avaliar a operacionalização do trânsito na Capital, que está há duas décadas discutindo o que se tornou dilema em Cascavel: a transformação da empresa pública em autarquia. Depende deles a liberação do parecer da Comissão de Segurança e Trânsito para que o projeto entre em votação no plenário, após recesso parlamentar.

 

Advogados satisfeitos

Os advogados chegaram a agradecer o posicionamento do vereador Rafael Brugnerotto (PSB) pela atuação na Câmara em defesa da manutenção das custas repassadas aos procuradores do Município durante negociação do Refic, o Refinanciamento Fiscal. Brugnerotto, que integra a Comissão de Justiça, deu parecer contrário a emendas que retiravam o pagamento aos advogados, com a justificativa de que seria inconstitucional tal ação.

 

Luta animal

Defendido pelo vereador Serginho Ribeiro (PDT), o castramóvel está prestes a ser colocado em prática em Cascavel. O prefeito Leonaldo Paranhos informou que em 60 dias a segunda etapa da política de saúde animal estará em funcionamento e que contempla o veículo para castração e implantação de chips de identificação.

 

Descontos no IPTU

Copiando modelo de outras cidades do País, Paranhos também pretende criar um novo incentivo para a adoção de animais de rua: a ideia é oferecer descontos no IPTU para quem levar um desses bichinhos para casa. O benefício está em estudo e já vem dando o que falar.

 

Taxas ambulantes

Sem holofote, o prefeito publicou decreto definindo os valores a serem pagos pelos ambulantes de Cascavel. As taxas são divididas em duas modalidades: mensais e anuais, que variam entre duas e seis UFMs (Unidades Fiscais do Município). São isentos: pessoas com deficiência, mulheres com mais de 55 anos, aposentados com até dois salários mínimos e desempregados sem qualificação profissional.