Cotidiano

Geadas fracas e moderadas atingem a região nesta sexta

Sensação térmica será negativa em boa parte do oeste

Toledo – O avanço de uma massa de ar frio que já fez as temperaturas despencarem ontem em todo o Paraná vai ocasionar a distribuição espacial das geadas previstas para quase todo o Estado nesta sexta-feira (10). Só não há o alerta para noroeste, norte e parte do litoral, conforme aponta o mapa da previsão. Nele, as regiões em branco não deverão registrar ocorrências, as regiões em verde contarão com formações fracas, em amarelo moderadas e em vermelho fortes.

Segundo o segundo o meteorologista do Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná) Cezar Gonçalves Duquia, o núcleo mais intenso do frio está na região central em direção ao sul, mas o oeste não deverá ser poupado desta vez.

Por aqui hoje a mínima deve ser de 3ºC com geada de fraca para moderada em todos os municípios. Mas atenção: a sensação térmica pode se aproximar de -2ºC.

Essa condição de geada generalizada é a primeira deste ano. Isso deverá ocorrer porque as condições serão favoráveis à formação da fina camada de gelo logo ao amanhecer, entre elas a baixa velocidade dos ventos e céu limpo, sem nuvens.

A temperatura máxima em praticamente toda a região não passa dos 17ºC, mas a sensação de mais frio será sentida por todo o dia.

Mais frio

O fim de semana do Dia dos Pais começa com muito frio. No sábado a amplitude térmica deve contar com a variação dos 3ºC aos 20ºC. A partir do domingo o frio mais intenso começa a se despedir, com mínima de 9ºC em Cascavel e Toledo e máxima de 22ºC em ambas as cidades.

Na próxima semana o frio mais intenso não dá as caras e as temperaturas mínimas ficam na casa dos 12ºC e as máximas variando de 24ºC a 25ºC.

Até lá os dias ficam nublados, mas com sol predominante. Volta a chover na quarta e na quinta-feira, mas o tempo firma mais uma vez na sexta da próxima semana.