Policial

Gaeco desmantela quadrilha que fraudava licitações

Foram cumpridos seis mandados de prisão e 16 de busca e apreensão

Ibema – O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) de Cascavel desencadeou na manhã desta sexta-feira (19) a Operação Panacéia, dando cumprimento a seis mandados de prisão e 16 de busca e apreensão. A operação desmantelou um esquema milionário de fraudes em licitação.

Dentre os problemas identificados pelo Gaeco estão o superfaturamento de notas fiscais, a entrega de medicamentos vencidos ou prestes a vencer e em quantidade menor do que o que constava na nota. As investigações começaram há cinco meses após uma denúncia anônima envolvendo a administração municipal de Ibema e empresas de distribuição de medicamentos em Cascavel.

Em um primeiro momento, segundo o delegado, o esquema gira em torno de R$ 1 milhão. Questionado a respeito do envolvimento do prefeito Antônio Borges Rabel no esquema, o delegado disse que isso será investigado.

Em Ibema, mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Hospital Felicita Sanson Arrosi, no Centro Municipal de Saúde e na Prefeitura Municipal de Ibema. Foram presos preventivamente o secretário de Administração e Finanças, Valdir Scheifer, a secretária de Saúde Eunice Vieira de Lara, e a assessora da secretária de Saúde, Nésia dos Santos.

Várias caixas de medicamentos com indícios de irregularidades foram apreendidos além de documentos, computadores e celulares e cerca de R$ 40 mil em espécie.

Ações em Cascavel

A ação policial em Cascavel cumpriu mandados em três empresas: Farmed, DZ9 e Gralha Azul. Fiscais da vigilância sanitária da Secretaria de Saúde e da Receita Estadual acompanharam os policiais e detectaram diversas irregularidades. A Farmed e a DZ9 foram lacradas.

Os proprietários das empresas Gelson Martins Teixeira, Alexandro dos Santos e Odair Sartor também foram presos e deverão responder por organização criminosa, fraudes em licitações, corrupção ativa e passiva, entre outros crimes.

(Com informações de Tissiane Merlak)