Policial

Gaeco cumpre mandados contra facção criminosa no sudoeste do Paraná

Dos 29 mandados de prisão, oito são cumpridos dentro de presídios

Gaeco cumpre mandados contra facção criminosa no sudoeste do Paraná

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado) cumpre na manhã desta quinta-feira (27), 52 mandados contra líderes de uma facção criminosa em sete cidades do sudoeste do Paraná.

Estão sendo cumpridos 29 mandados de prisão e 23 de busca e apreensão em Francisco Beltrão, Pato Branco, Dois Vizinhos, Realeza, Palmas, Capanema e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. Dos 29 mandados de prisão, oito são cumpridos dentro de presídios.

As investigações foram iniciadas depois que um homem foi preso, em abril deste ano, suspeito de tráfico de drogas. Com ele, foi apreendida uma planilha com o cadastro de membros da organização criminosa na região sudoeste do Paraná.

Durante as investigações também foram identificados membros da facção responsáveis por guardar armas.

A Operação Paiol é voltada a identificar e prender integrantes de associação criminosa responsável pela guarda e acautelamento das armas de fogo pertencentes à organização.

Proferidas pelo Juízo Criminal de Francisco Beltrão, as ordens judiciais foram executadas pelo MPPR (Ministério Público do Paraná) com apoio da Polícia Civil e da Polícia Militar.

A seguir, áudios do promotor de Justiça Tiago Vacari, coordenador do Gaeco em Francisco Beltrão, sobre as operações:

Mandados de prisão são cumpridos em Pato Branco e Palmas-PR

No início da manhã desta quinta-feira (27), o efetivo da Operação Metrópolis do 3º BPM (Batalhão de Polícia Militar), participou do cumprimento de mandados de prisão intermediados pelo GAECO (Grupo de Atuação Especial e Combate ao Crime Organizado)-Núcleo de Francisco Beltrão e a Promotoria de Justiça de Dois Vizinhos, e pelas equipes da Polícia Civil (5ª SDP, 19ª SDP, DENARC e GOA).

Na área do 3º BPM foram cumpridos 7 mandados de prisão e de busca e apreensão, sendo 3 em Pato Branco e 4 no município de Palmas. Foram apreendidos diversos celulares, 1,4 g de maconha, 0,9 g de cocaína, comprovantes de depósitos bancários e anotações relacionadas ao tráfico de drogas e associação criminosa.

A Operação Metrópolis comandada pelo 5º Comando Regional está acontecendo na região Oeste e Sudoeste do Paraná, unindo as forças de diversos Batalhões da Polícia Militar com o objetivo de combater o tráfico de drogas, armas, munições e o contrabando.

Matéria atualizada às 14h12.