Educação

Gabinete Aberto da Educação

O prefeito Leonaldo Paranhos e a secretária Márcia Baldini retomaram ontem o Gabinete Aberto da Educação, um sistema de atendimento personalizado de escolas e Cmeis da rede municipal de Cascavel, por meio do qual "temos uma noção clara do que cada instituição de ensino espera da nossa gestão e do que temos condições de fazer conforme as possibilidades do nosso orçamento anual. Trata-se de uma ferramenta importante, que nos permite sair daqui já sabendo o que vai ocorrer", pontuou o prefeito.

Ele e a secretária de Educação atenderam a diretora e alguns pais e professores dos Cmeis Júlio Inácio Uncer, do Bairro Faculdade; Raio de Luz, do Claudete e Estefani Galeski, do Santos Dumont; e das escolas municipais Tereza Périco Bernardini, do Distrito de Juvinópolis e Gladis Tibola, do Centro. "Todas que já haviam sido atendidas na primeira edição do Gabinete Aberto em 2017 e que agora estão recebendo um acompanhamento das demandas", detalhou Márcia Baldini, acrescentando que "o atendimento individualizado de cada instituição, detalhando o que é possível atender, demonstra o compromisso da administração de manter a transparência nos atos", o que também foi reconhecido pelos diretores.

Encontro positivo

"Foi um encontro muito positivo. Viemos mais para agradecer o ritmo acelerado da obra que está em andamento, a qual aguardamos por muito tempo e que esta gestão possibilitou concretizar", disse a diretora do Cmei Estefani Galeski, Jane Nunes, que acompanha a obra iniciada no dia 5 de abril, com um investimento de R$ 101.014,20, e que tem prazo de cinco meses para ser concluída.

A comunidade aproveitou para apresentar outras demandas relacionadas ao bairro e que interferem na qualidade do atendimento do Cmei, como a falta de saneamento no Santos Dumont, último da cidade que ainda não recebeu a benfeitoria. Em conversa com o gerente da Sanepar, por telefone, no ato do atendimento, o prefeito solicitou informações atualizadas e foi informado que até julho deverá ser licitada a obra. Hoje Cascavel tem quase 99% de saneamento, sendo a primeira do Paraná com o melhor índice de implantação.

Juvinópolis

O Distrito de Juvinópolis ganhará uma nova escola do campo. O projeto do FNDE está em vias de ser liberado e isso foi confirmado hoje para a comunidade escolar, que trouxe várias demandas para o prefeito e a secretária para o atual prédio, que funciona de forma mista com o Estado. A escola, assim como mais quatro do interior, estão no plano de trabalho encaminhado ao Estado para receber melhorias.