Agronegócio

Frutas, verduras e legumes fresquinhos o ano inteiro

Que tal conhecer de perto coleções de tomates, pimentões e pimentas, tecnologia de produção em ambiente protegido desde a produção de mudas até a colheita? Essa possibilidade pode ser vista de perto e receber aconselhamentos técnicos de como pode ser feita na propriedade, para diversificação e aumento da renda. O Instituto Emater tem um espaço exclusivo para a olericultura no Show Rural deste ano.

Nesse espaço também pode ser vista a enxertia em tomates, tecnologia eficiente para a convivência da produção contra a murcha bacteriana e nematoides do ambiente. Somado a isso, há ainda tecnologia para produção de alface, morango semi-hidropônico, pepino e feijão vagem conduzidos verticalmente.

A nutrição de plantas, conhecimento sobre os nutrientes essenciais para a produção de hortaliças, formulação e manejo da solução nutritiva para a produção de hortaliças no sistema hidropônico e semi-hidropônico também são opções para conhecimento naquele espaço.

Na fruticultura

Em parreirais para o cultivo de uva, há exemplificação de diversos sistemas de condução; plantio, condução e demais tratos culturais de diversas espécies frutíferas, como caqui, figo, banana e goiaba. O planejamento de um pomar caseiro também está ali com produção de frutas o ano inteiro, a exemplo de mudas de qualidade na propriedade por meio da técnica da enxertia, produção da calda sulfocálcica a partir de cal virgem, enxofre e água, importante insumo utilizado na fruticultura para a diminuição de agentes que possam prejudicar a produção, como insetos, fungos e ácaros.